Seja bem-vindo
Rio Grande,18/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ique de la Rocha

Unidade Rio Grande da Portos RS

Assim é como nosso porto foi divulgado.


Unidade Rio Grande da Portos RS

Ique de la Rocha


Unidade Rio Grande da Portos RS

Assim é como nosso porto foi divulgado.


Dia desses uma notícia da Portos RS chamou a atenção. No título dizia: “Colaboradores da Unidade Rio Grande da Portos RS participam de diálogo sobre diabetes e hipertensão”. A divulgação tem a data de 19 de abril. Por que não colocam de forma mais prática e de mais fácil entendimento? Poderia ser : “Colaboradores do porto do Rio Grande participam de diálogo sobre diabetes e hipertensão?”

Fica parecendo que o Governo do Estado e a Portos RS estão diminuindo a importância do porto do Rio Grande, um dos maiores do país, reduzido à “Unidade Rio Grande da Portos RS”. Esses dias também apareceu no site do Governo do Estado (Secretaria de Logística e Transportes) e na imprensa: “”Portos Gaúchos movimentam mais de 9 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024”.    

No início a notícia dizia que “a Portos RS, empresa pública que administra o sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul, acaba de divulgar os dados do primeiro trimestre deste ano relativos às instalações administradas pela companhia. Ao todo, mais de 9,43 milhões de toneladas de carga passaram pelas unidades”.

Desse total de 9,43 milhões, o porto do Rio Grande superou os 8,88 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024. Ou seja, a quase totalidade das cargas foi movimentada por aqui. O Porto de Porto Alegre movimentou apenas 258 mil toneladas e o de Pelotas apenas 293.977 toneladas. Será que não mereceríamos um destaque maior, como sempre acontecia?


Quem poderá nos salvar?

Já existem comentários de que teriam feito um verdadeiro “trenzinho da alegria” na Portos RS, com expressiva presença de pessoas de Pelotas e outras cidades e salários não menos expressivos, o que mereceria, no mínimo, um esclarecimento do Governo do Estado à comunidade e população gaúcha. Nossa coluna está à disposição, caso queiram se pronunciar.

Agora o porto do Rio Grande, que tanto nos orgulha, está sendo chamado “Portos RS Unidade Rio Grande”. Queremos acreditar que tenha sido apenas naquela oportunidade.

Já não basta, nessa gestão do Governo do Estado, o porto do Rio Grande ver surgir um porto concorrente no Estado, em Arroio do Sal, que vai nos tirar muitas cargas?  

O pior é que nenhuma autoridade local ou as chamadas forças vivas demonstram alguma indignação. Quem poderá nos salvar?

  

Salários

Nesta quarta-feira teremos o feriado alusivo ao Dia do Trabalho, também denominado Dia do Trabalhador. Uma data que, pelo andar da carruagem, a cada ano se terá menos o que comemorar, seja pelo desemprego, seja pelo salário reduzido dos que estão empregados.

A tendência mundial é de se tirar cada vez mais os direitos dos trabalhadores e manter os salários reduzidos. A reforma trabalhista feita recentemente no Brasil nos mostrou isso e daqui para a frente não tem como se esperar uma situação melhor. 

Se os salários de governantes e políticos fossem reajustados com o mesmo percentual dado ao salário mínimo e às categorias de trabalhadores, aí sim veríamos uma valorização bem melhor.


Contatos com a coluna pelo email: iquedelarocha@gmail.com



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.