Seja bem-vindo
Rio Grande,04/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Atendimento pré-anestésico on-line já é realidade no HE-UFPel

Serviço realizado por teleconsulta traz mais conforto, agilidade e segurança para pacientes em cirurgias eletivas.


Atendimento pré-anestésico on-line já é realidade no HE-UFPel Foto: divulgação
Publicidade

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu mais um passo rumo à inovação no cuidado em saúde. No mês de agosto, iniciou o atendimento pré-anestésico on-line, realizado por meio da Unidade de E-Saúde.


Com a novidade, pacientes agendados para cirurgias eletivas podem realizar a avaliação pré-anestésica por teleconsulta, sem sair de casa — garantindo mais conforto, agilidade e segurança no preparo para o procedimento. Para a médica anestesiologista do HE-UFPel, Lisiane Specht Luppen, “a avaliação pré-anestésica é essencial para garantir a segurança do paciente no momento da cirurgia. Com o atendimento on-line, conseguimos manter a qualidade da consulta, oferecer mais conforto ao paciente e otimizar o tempo da equipe assistencial. Me sinto honrada em iniciar esse serviço neste hospital de referência para a nossa região.”


A iniciativa está respaldada pela Lei nº 14.510/2022, que regulamenta a prática da Telessaúde no Brasil, e segue os princípios da Cirurgia Segura, orientados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela ANVISA. Para a enfermeira Daniele Lacerda chefe substituta da Unidade de E-Saúde do HE-UFPel, “esse é mais um passo na consolidação da telessaúde dentro do hospital. Estamos utilizando a tecnologia para ampliar o acesso, garantir segurança e promover um cuidado mais humanizado e eficiente.”


O serviço contribui diretamente para a organização do processo cirúrgico, reduzindo a necessidade de solicitações adicionais no dia do procedimento, a suspensão de cirurgias e a ansiedade do paciente. Além disso, melhora a comunicação entre médico e paciente e reduz a incidência de complicações relacionadas à anestesia. Tudo isso é possível graças à integração com o sistema AGHU, já consolidado no hospital.


“A Telessaúde representa um avanço significativo na forma como cuidamos dos nossos pacientes. Ao integrar tecnologia e expertise médica, conseguimos oferecer mais agilidade e segurança nos procedimentos, promovendo um cuidado contínuo e qualificado. Além disso, a telessaúde tem se mostrado essencial para a redução do tempo de espera para consultas, garantindo que o paciente receba a atenção necessária no momento certo. É um caminho rumo a uma saúde mais eficiente, acessível e centrada nas necessidades das pessoas”, pontua a gerente de Ensino e Pesquisa, Silvana Orlandi.


Com essa iniciativa, o HE-UFPel se soma a outras unidades da Rede Ebserh que já utilizam a teleconsulta em anestesiologia como estratégia para reduzir deslocamentos, qualificar o atendimento pré-operatório e aumentar a satisfação dos pacientes com o procedimento cirúrgico.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.