ROBOPEL - 213 começa nesta quinta-feira, 03, no Pelotas Parque Tecnológico
Evento começa com dois dias de encontros presenciais e segue durante o mês em formato online

Nesta quinta,3, e sexta-feira, 4,, o ROBOPEL - 213 movimenta o Pelotas Parque Tecnológico com mostras e oficinas presenciais que reúnem 45 escolas e cerca de 1.500 alunos da região. Os dois primeiros dias serão destinados à encontros presenciais a fim de incentivar o aprendizado em tecnologia e robótica para os estudantes. A abertura oficial do evento, acontece na tarde desta quinta, a partir das 14h30. Já no dia 7, a programação segue de forma online, com atividades até 31 de julho no canal do Parque no YouTube.
Grupos escolares de Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório e Camaquã participam desta edição do ROBOPEL, reunindo alunos de diferentes faixas etárias em um ambiente de troca e construção coletiva de conhecimento. O evento tem entre os seus principais objetivos estimular a participação ativa dos estudantes, ampliando o acesso à ciência e à tecnologia por meio de atividades criativas, colaborativas e práticas. Para Rosâni Ribeiro, Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, atividades como as do ROBOPEL são fundamentais para despertar o interesse dos jovens por tecnologia e inovação. “Acreditamos que esses projetos, ao estimularem a criatividade e o protagonismo estudantil, ajudam a formar uma geração mais preparada para os desafios do futuro”, destaca.
Somente nos dois dias presenciais, o Pelotas Parque Tecnológico recebe 42 mostras, com projetos que envolvem desde robótica sustentável e de acessibilidade até iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente. Entre os destaques, estão uma mão biônica feita de papelão, propostas de educação com impressão 3D e soluções criativas desenvolvidas por alunos para desafios do cotidiano escolar. Além das mostras, três oficinas serão ministradas no espaço Criar-Lab, abordando temas como circuitos com papelão, criação de personagens em Pixel Art e introdução à programação de jogos, estimulando o pensamento computacional de forma prática e criativa.
O ROBOPEL 213 é um evento comemorativo aos 213 anos da cidade de Pelotas com realização do Pelotas Parque Tecnológico, parceria: Instituto Equatorial – Grupo Equatorial e apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas. As instituições que integram a coordenação: Escola Sesi Pelotas, Elimu, Sebrae, 5º CRE/RS, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Secretaria Municipal de Educação/ CETEP, Secretaria Municipal da Juventude e Desporto, Co.place, Reverso, CRIE, UniSenac, Colégio Santa Mônica, Happy Maker, RBAC, Psique Transformadora. O evento conta com os patrocinadores: BANRISUL, BRDE, CMPC, BADESUL, PORTOSRS Governo do Estado do RS, TOTVS, SICREDI, Associação Comercial de Pelotas, Aliança Pelotas, Gigam, Aggrandize e Rabassa Seguros. Com Internet Oficial: Vetorial
O ROBOPEL - 213 faz parte do programa Inovapel 2025 - Criando conexões e impulsionando talentos inovadores.
Desafio Liga Jovem
Além das atividades do ROBOPEL - 213, o Desafio Liga Jovem, desenvolvido pelo SEBRAE, estará presente no Auditório do Pelotas Parque para o lançamento da competição nacional de criação de soluções de impacto. O desafio propõe que os participantes desenvolvam ideias utilizando tecnologia para melhorar sua escola ou comunidade, como aplicativos, jogos, produtos, serviços ou qualquer outra solução que a criatividade permitir. A atividade é voltada para jovens estudantes dos últimos anos do ensino fundamental (8º e 9º ano), ensino médio e técnico, além de graduandos da educação superior. Para mais informações, acesse: desafioligajovem.com.br.
COMENTÁRIOS