Seja bem-vindo
Rio Grande,03/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Guarda Municipal de Pelotas relança Patrulha Maria da Penha para reforçar proteção a vítimas de violência doméstica

Durante o evento, foram apresentados os 15 novos agentes treinados especificamente para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência


Guarda Municipal de Pelotas relança Patrulha Maria da Penha para reforçar proteção a vítimas de violência doméstica Foto: Volmer Perez
Publicidade

Na manhã desta terça-feira, 1º, o Executivo pelotense oficializou o relançamento da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, em cerimônia realizada no Paço Municipal. Durante o evento, foram apresentados os 15 novos agentes treinados especificamente para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e assegurar o cumprimento dessas ordens judiciais, protegendo a integridade física e emocional das vítimas de violência doméstica.

A atuação da Patrulha Maria da Penha será integrada à rede municipal e estadual de proteção às mulheres. Os agentes especializados serão responsáveis por acompanhar o cumprimento das medidas protetivas, orientar as vítimas quanto aos seus direitos e recursos disponíveis, além de informar o Judiciário sobre eventuais descumprimentos.

A agente Fernanda Thiel de Freitas, integrante da nova equipe, destacou que a formação foi além da parte técnica. “Essa sensibilidade de enxergar a mulher como vítima e poder apresentar a ela os serviços da rede de apoio é fundamental, especialmente em comunidades onde essas informações ainda não chegaram. A patrulha vai fazer essa ponte”, afirmou.

A Patrulha Maria da Penha entra em ação após a concessão das medidas protetivas pelo Judiciário, com foco na fiscalização de seu cumprimento pelos agressores. Além de visitas regulares às vítimas, os agentes fornecem orientações sobre os direitos previstos na Lei Maria da Penha, realizam encaminhamentos à rede de apoio e comunicam imediatamente qualquer violação às autoridades competentes. Todo o trabalho é conduzido com escuta qualificada, sensibilidade e um firme compromisso com a segurança e acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade.


Saiba onde buscar ajuda


Além do trabalho da Patrulha Maria da Penha, Pelotas conta com o CRAM – Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben. O local oferece atendimento psicológico, orientação jurídica e social e encaminhamento para abrigos seguros.

O Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Situação de Violência (CRAM) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dom Pedro II, nº 813. O telefone para contato é o (53) 3199-0672. Em situações de emergência, a mulher pode ligar para o número 180, da Central de Atendimento à Mulher, ou para o 190, da Brigada Militar.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.