Seja bem-vindo
Rio Grande,03/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Pelotas: município constrói contenção com areia para aumentar proteção na orla do Laranjal

Nos próximos dias, é esperada uma elevação da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo devido à chegada dessas águas. A proporção depende de fatores meteorológicos, como a intensidade e direção dos ventos e quantidade de chuva ainda a incidir nas regiões


Pelotas: município constrói contenção com areia para aumentar proteção na orla do Laranjal Foto: divulgação
Publicidade

Em decorrência dos prognósticos de elevação dos níveis da Lagoa dos Patos, a prefeitura de Pelotas,através das equipes das secretarias de Defesa Civil e Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e do Sanep reforçam preventivamente os locais de contenção no bairro Laranjal.

As ações correspondem ao nivelamento do dique do Valverde, com a recomposição de pontos mais baixos, o levantamento de uma estrutura de contenção com areia para aumentar a proteção na orla da praia e o reforço em pontos da avenida Arthur Augusto Assumpção para barrar a entrada de água pelo banhado.

Segundo medição feita na manhã desta sexta, através dos sensores instalados pelo Sanep, o canal São Gonçalo está na cota de 1,01 metro, enquanto a Lagoa dos Patos registra 1,41 metro. Os números são distantes da realidade enfrentada no ano passado. A avaliação do meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CCPMet/UFPel), Henrique Repinaldo, indica um possível panorama desfavorável no sábado, 28, com a entrada de vento na direção leste, responsável por elevar o nível da laguna. No domingo, 29, há previsão de vento sul, que traz alívio para a região de Pelotas. 

A pesquisadora e hidróloga da UFPel, Tamara Beskow, prevê uma sequência de dias com nível elevado da Lagoa dos Patos, mesmo sem a expectativa de chuvas significativas na região. “Nosso entendimento, como corpo científico, é que há essa tendência de manutenção de cotas mais altas nos próximos dias e a dinâmica dos ventos determinará o quão impactantes serão essas águas que vêm do Guaíba”, avaliou. 

A proporção da elevação dos níveis depende de fatores meteorológicos, como a intensidade e direção dos ventos e quantidade de chuva ainda a incidir nas regiões Norte e Metropolitana do Estado. O contato com a secretaria de Defesa Civil pode ser feito pela população por meio do telefone (53) 99700.7575.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.