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Rio Grande,19/05/2025

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Com o pedágio mais caro das rodovias federais do RS, tarifa do polo rodoviário de Pelotas irá passar para R$ R$ 22,20 em 2026

A medida, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi publicada nesta terça-feira, 1º, no Diário Oficial da União (DOU). Reajuste não entrará em vigor neste ano de 2025.


Com o pedágio mais caro das rodovias federais do RS, tarifa do polo rodoviário de Pelotas irá passar para R$ R$ 22,20 em 2026 Foto: divulgação
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As rodovias BR-392 e BR-116, administradas pela concessionária Ecovias Sul, devem sofrer reajuste no valor do pedágio a partir do ano de 2026. A medida, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi publicada nesta terça-feira, 1º, no Diário Oficial da União (DOU).  Com o reajuste, o valor cobrado por automóveis na praça de pedágio do polo rodoviário de Pelotas passará de R$ 19,60 para R$ 22,20.  Atualmente, o pedágio do Polo Rodoviário de Pelotas é o mais caro das rodovias federais do Rio Grande do Sul.

Entenda a medida 

Segundo a ANTT, a revisão ordinária foi calculada a partir da variação de custos da concessionária e da necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Com a revisão, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) passou de R$ 3,83 para R$ 4,19, um aumento de 9,36%, enquanto o reajuste da tarifa representou uma elevação adicional de 3,96%.

Mesmo com a medida, a  ANTT determinou que o aumento só entre em vigor em 2026, quando também está prevista uma nova revisão contratual. Além disso, a agência reguladora indicou que mais de 400 quilômetros das rodovias BR-116 e BR-392 devem ficar sem concessão a partir de março de 2026, até que um novo contrato seja assinado em 2027. Durante esse período, a manutenção das estradas será de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Atualmente, a Ecovias Sul é responsável por administrar 457,3 km de rodovias no sul do Estado, abrangendo trechos da BR-116, entre Camaquã, Pelotas e Jaguarão (260,5 km), e da BR-392, que liga Rio Grande, Pelotas e Santana da Boa Vista (196,8 km). O contrato com a empresa encerra em março de 2026. 

Em nota, a Ecovias Sul que, no momento,  está em andamento a reconstrução de três pontes na BR-116, com investimentos de R$ 40 milhões por parte da concessionária, que farão parte do processo de “haveres e deveres”, sem nenhum impacto no custo do pedágio para os usuários. Além disso, também enfatiza que a implementação do reajuste será avaliada somente na próxima revisão tarifária, prevista para 1º/1/2026.

Confira a nota na íntegra: 

“A Ecovias Sul informa que o reajuste da tarifa de pedágio no Polo Rodoviário Pelotas, nas BRs 116 e 392, de R$ 19,60 para R$ 22,20, aprovado na deliberação nº 167 de 25 de março da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (1°/4), não será aplicado em 2025. A implementação do reajuste será avaliada somente na próxima revisão tarifária, prevista para 1º/1/2026.

A concessionária também confirma que ao término da vigência do contrato ocorrerá, conforme previsto legalmente, o processo de “haveres e deveres”, que consiste num ajuste do ponto de vista econômico e financeiro entre o poder público e a Ecovias Sul. No momento, está em andamento a reconstrução de três pontes na BR-116, com investimentos de R$ 40 milhões por parte da concessionária, que farão parte do processo de “haveres e deveres”, sem nenhum impacto no custo do pedágio para os usuários.

A Ecovias Sul reforça seu compromisso de seguir operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, dentro dos padrões de qualidade e segurança durante a vigência do contrato, prevista para até às 23h59 do dia 3/3/2026.”












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