Grupo de Pelotas leva espetáculo sobre vivências negras ao Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre
“Axêro”, do Tatá Núcleo de Dança-Teatro, será apresentado no dia 24 de maio no Theatro São Pedro

O grupo pelotense Tatá Núcleo de Dança-Teatro integra a programação do 19º Festival Palco Giratório Sesc, que ocorre entre os dias 20 de maio e 8 de junho, em Porto Alegre. A companhia apresenta o espetáculo Axêro no dia 24 de maio, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, localizado no Multipalco do Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/n).
Com texto de Gessi Könzgen, Axêro é uma obra de dança-teatro que aborda a força, a fé, a dor e a superação do preconceito racial no cotidiano de pessoas negras no Sul do Brasil. A narrativa se desdobra em três dimensões – cotidiano, memória e sagrado – que se entrelaçam no corpo em cena. Enquanto o cotidiano evidencia o racismo estrutural, a memória resgata traumas históricos vividos nas charqueadas de Pelotas, e o sagrado reescreve narrativas da cosmologia afro-brasileira, celebrando a ancestralidade.
Com duração de 57 minutos e classificação etária de 12 anos, a apresentação destaca a potência do corpo negro como território de criação e transformação. Os ingressos estão disponíveis pelo site www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio e, havendo disponibilidade, também na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo. Os valores variam entre R$ 20 e R$ 40, com meia-entrada para comerciários, dependentes, empresários com Credencial Sesc, estudantes, artistas e maiores de 60 anos.
O Tatá é um programa de extensão vinculado ao curso de Dança – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criado em 2009. Composto por atores-bailarinos dos cursos de dança e teatro da universidade, o grupo atua na criação de obras cênicas voltadas à comunidade e à promoção da arte-educação, com forte presença em escolas públicas da região Sul do estado.
Em sua 19ª edição, o Festival Palco Giratório Sesc terá 64 sessões de espetáculos apresentados por 52 grupos artísticos – 24 deles do Rio Grande do Sul – em 22 espaços culturais da Capital Gaúcha. Considerado a maior ação do gênero no Brasil, o evento busca promover a difusão e o intercâmbio cultural, com uma programação marcada pela diversidade de expressões e temáticas, além de ações formativas com grupos de todas as regiões do país.
COMENTÁRIOS