Seja bem-vindo
Rio Grande,16/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Daniela Lourenço representa o Brasil e a cidade do Rio Grande no Gran Prix Internacional do Mercosul 2025

A atleta conquista quatro medalhas no Atletismo Master, bate recorde gaúcho e celebra desempenho em competição tradicional do calendário sul-americano


Daniela Lourenço representa o Brasil e a cidade do Rio Grande no Gran Prix Internacional do Mercosul 2025 Foto: Arquivo Pessoal
Publicidade

A atleta Daniela Lourenço foi um dos grandes destaques brasileiros no Gran Prix Internacional do Mercosul 2025, realizado entre os dias 7 e 11 de maio, em Concepción del Uruguay, na Argentina. Representando o Brasil e a cidade do Rio Grande, conquistou quatro medalhas — duas de ouro (800m e 400m) e duas de prata (1500m e 200m). Além disso, bateu o recorde gaúcho Master na categoria F45 na prova dos 400 metros.


Experiência no Gran Prix 


Daniela abriu sua participação com ouro nos 800 metros, e no dia seguinte subiu novamente ao lugar mais alto do pódio nos 400 metros, prova em que quebrou o recorde gaúcho Master de sua categoria. Mesmo enfrentando o desafio físico de provas em sequência, garantiu prata nos 1500 metros e, no último dia de competição, encerrou sua participação com mais uma prata nos 200 metros.


Em relação ao recorde, a atleta comenta que não foi planejado: “Na verdade não tinha a pretensão de bater este recorde mas, foi uma surpresa maravilhosa ao cruzar a linha de chegada e ver o resultado. Foi emocionante!”. Além disso, relata a honra em representar o Brasil e a cidade do Rio Grande nas competições internacionais, pois mesmo sendo natural de Passo Fundo, se considera rio-grandina de coração por residir na cidade desse 1998.


Logo, as conquistas foram resultado de uma intensa preparação, iniciada ainda em 2024, com foco especial no ganho de velocidade, sob orientação do técnico Anderson Teles, atual Campeão Mundial Master nos 800 metros. Dessa forma, Daniela concilia a rotina de treinos com o trabalho como dentista da Prefeitura do Rio Grande e atendimentos em consultório particular.


“Minha rotina começa às 5hs da manhã, acordo e me preparo para os treinos que inicio por volta das 6h até 7:40. Depois vou para o trabalho das 8 às 17h (sou dentista na prefeitura do Rio Grande). E ainda atendo no meu consultório particular em alguns dias no final da tarde. À noite fica os a fazeres com a casa e família e os treinos de musculação/reforço muscular”, relata.


Trajetória 


A paixão de Daniela pelo Atletismo iniciou ainda na escola em Passo Fundo, aos 9 anos de idade, quando reuniram alguns alunos que se interessavam por corrida para formar a primeira equipe de Atletismo da escola em 1985. Desde então, são dezenas de títulos, com destaque para: 


  • Penta Campeã do Circuito Riograndino nos 10km
  • Tri Campeã do Circuito Riograndino nos 5km
  • Octa Campeã da Volta da Ilha dos Marinheiros
  • Tetra Campeã Gaúcha Master nos 400m
  • Enea Campeã Gaúcha Master dos 800m 
  • Penta Campeã Gaúcha Master dos 1500m 


No cenário nacional, os números também impressionam:


  • Tri Campeã Brasileira Master dos 400m 
  • Penta Campeã Brasileira Master dos 800m 
  • Hexa Campeã Brasileira Master dos 1500m 
  • Além de 3 pratas 5000m, 1 bronze e 1 ouro nos 10.000m


Daniela, que representou o Brasil em diversas competições internacionais, destaca o Mundial Master realizado em 2018, em Málaga, na Espanha, onde disputou os 10km, a meia maratona e os 5000m, ficando entre as 23°, 19° e 18° posições, respectivamente. Mas, segundo ela, a participação mais emocionante, foi no Sul-Americano de 2023, em Lima, no Peru, onde se sagrou Campeã Sul-americana dos 1500m. “Foi um momento único. As competições internacionais sempre são especiais.”, relata.


Outros destaques:


  • Sul-Americano 2017 – Santiago/Chile: prata nos 5000m e bronze nos 10.000m
  • Sul-Americano 2021 – Timbó/Brasil: cinco ouros (400m, 800m, revezamentos medley misto, 4x100m e 4x400m)
  • Sul-Americano 2022 – Bogotá/Colômbia: ouro em três revezamentos e bronze nos 800m 


Logo, o próximo objetivo de sua trajetória é a preparação para o Campeonato Brasileiro Master, que ocorrerá em São Paulo no 2° semestre, buscando sempre melhorar o desempenho principalmente nas provas em pista de velocidade e meio fundo. 


Por trás de cada conquista, há uma base sólida: sua família. “Meu maior apoiador é minha família (marido,  filhos, mãe , tias ..) mas também tenho alguns amigos patrocinadores [...], conto também com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande pois, sou servidora da secretaria municipal saúde”.


Por fim, Daniela afirma que o atletismo é um esporte espetacular que acolhe todas as pessoas de todas as idades, necessitando apenas de vontade para iniciar.


Foto: Ramon Flores


Gran Prix Internacional do Mercosul 


O Gran Prix é uma das principais competições de Atletismo Master da América do Sul, reunindo atletas com idades entre 30 e 90 anos, em diversas modalidades como corridas, saltos e lançamentos. Dessa forma, o torneio acontece anualmente e circula entre os países do Mercosul, promovendo integração esportiva entre veteranos do atletismo.


A edição de 2025 contou com a presença de delegações de diversos países sul-americanos, além de ser reconhecida pela organização e diversidade de provas — entre elas os 10 km de rua, provas de pista e provas de campo. A delegação brasileira foi representada pela Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM), com apoio de diferentes entidades locais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.