Unidade de Oncologia do HE-UFPel recebe ultrassom portátil adquirido com recursos da Justiça Federal
Equipamento qualifica o acesso venoso para pacientes em tratamento quimioterápico e fortalece a humanização do cuidado

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), adquiriu um importante equipamento para a assistência em Oncologia: um ultrassom portátil de mão, destinado à visualização da rede venosa periférica, especialmente útil na infusão de quimioterápicos.
O equipamento, no valor de R$ 22.800, foi adquirido por meio de recursos do Edital da Justiça Federal 2025, promovido pela 1ª Vara Federal de Rio Grande/RS, no âmbito da destinação de valores oriundos de penalidades de prestação pecuniária. Esses recursos são fixados como condição de acordo de não persecução penal, suspensão condicional do processo, transação penal ou penas restritivas de direitos, no território da Subseção Judiciária de Pelotas/RS.
A nova tecnologia ficará alocada na Unidade de Oncologia – Serviço de Quimioterapia, ampliando a segurança e o conforto dos pacientes oncológicos atendidos pelo hospital. Segundo a enfermeira Caren Friedrich, a chegada do equipamento representa um avanço importante na rotina assistencial, “este recurso será de grande utilidade na otimização do acesso venoso para infusão de quimioterapia, e certamente impactará de forma positiva o cuidado e o conforto dos pacientes oncológicos.”
A aquisição foi articulada pelos Setores de Governança e Estratégia (Segov), com o apoio do Setor de Engenharia Clínica do HE-UFPel, demonstrando a importância da integração entre setores internos e da busca ativa por fontes alternativas de financiamento.
Para o chefe do Segov, Mauro Calderipe, a aquisição contempla uma demanda antiga da Unidade de Oncologia, que estava em planejamento há cerca de quatro anos e, finalmente, foi concretizada. Ele destaca ainda que o fomento de recursos extraordinários é vital para a aquisição de tecnologias de ponta voltadas ao atendimento 100% SUS, bem como para o fortalecimento do ensino e da pesquisa.
A destinação social dos recursos da Justiça Federal reafirma o potencial transformador de políticas públicas articuladas com instituições de saúde e educação, contribuindo diretamente para a humanização do cuidado e a qualificação do SUS.
COMENTÁRIOS