Empresa de Santa Catarina vence licitação para elaborar projeto de engenharia da Ponte entre Rio Grande e São José do Norte
A Nova Engenharia S.A, com sede em Santa Catarina, venceu a licitação para desenvolver o projeto de engenharia da ponte que conectará Rio Grande a São José do Norte. A proposta apresentada pela empresa foi de R$7,5 milhões.

Na tarde de quarta-feira, 14, foi divulgado o resultado da licitação para a contratação da empresa que irá executar os projetos de engenharia básicos e executivos para a construção da Ponte que irá conectar Rio Grande e São José do Norte.
A vencedora é a empresa Nova Engenharia S.A, fundada há seis meses, com sede em Santa Catarina. Entre as quatro propostas apresentadas, a empresa catarinense ofereceu o valor de R$7.594.348.78,00, inferior ao orçamento do contrato de R$10 milhões estimado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Segundo o coordenador da Comissão Regional pró-Ponte Rio Grande e São José do Norte, Jair Rizzo, a empresa terá um prazo de 726 dias, equivalente a dois anos e dois meses, para executar os projetos. “É um feito histórico que alcançamos, agora, é acompanhar a elaboração do projeto passo a passo. Manter a nossa mobilização que ao longo desses 25 anos não paramos um só momento de lutar”, celebrou Rizzo.
Em audiência pública realizada no dia 25 de abril deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou quatro propostas para a construção da ponte entre os municípios do Rio Grande e São José do Norte. Com uma extensão prevista em 4,5 quilômetros, as propostas incluem dois possíveis traçados, ao norte e ao sul de São José do Norte, com opções de estruturas fixas e móveis. Segundo o órgão, a alternativa de um túnel submerso foi descartada devido às condições geológicas, à velocidade do escoamento das águas e à alta presença de sedimentos no canal.
Conheça as propostas:
Alternativa 6A – Traçado ao sul, com ponte fixa: Implantação de contorno viário elevado, ponte fixa de 140 metros sobre o canal de São José do Norte, seguida de uma ponte fixa baixa de 140 metros sobre o canal do Porto Antigo, além da adequação de vias no município de Rio Grande.
Alternativa 6B – Traçado ao sul, com ponte móvel: Contorno viário ao sul, ponte móvel de 140 metros sobre o canal de São José do Norte e ponte fixa baixa de 140 metros sobre o canal do Porto Antigo, com melhorias viárias em Rio Grande.
Alternativa 7A – Traçado ao norte, com ponte fixa: Contorno viário ao norte, com leve elevação, ponte fixa alta de 140 metros sobre o canal de São José do Norte e, posteriormente, ponte fixa baixa de 140 metros sobre o canal do Porto Antigo.
Alternativa 7B – Traçado ao norte, com ponte móvel: Contorno viário ao norte com elevação leve, ponte móvel de altura média com 140 metros sobre o canal de São José do Norte e ponte fixa baixa de 140 metros sobre o canal do Porto Antigo. Também prevê adequação viária em Rio Grande.
Além disso, o estudo contempla melhorias no trecho da BR-101 entre Osório e São José do Norte, incluindo alteamento, alargamento da via, implantação de faixas de ultrapassagem e travessias urbanas.
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