Pelotas abre oficialmente a 51ª Feira do Livro
Evento ocorre no município entre os dias 30 de outubro e 16 de novembro
Foto: Divulgação A 51ª edição da Feira do Livro foi oficialmente aberta no fim da tarde de sexta-feira, 31, na praça Coronel Pedro Osório, Centro Histórico de Pelotas, com a presença do prefeito Fernando Marroni. Em sua fala, destacou a importância do evento na vida cultural da cidade e do seu papel na afirmação do município em seu histórico a favor da ciência, da cultura e do conhecimento. A Feira do Livro, cujo tema este ano é “A vida acontece em capítulos”, se estende no local até o dia 16 de novembro, diariamente, das 14h às 21h.
“Num momento em que o mundo vive questionamentos sobre a ciência, a cultura e o próprio conhecimento, Pelotas reafirma a sua convicção: é através do livro, da leitura e da arte que podemos manter os laços que nos unem como sociedade. O livro é a casa do pensamento e a morada da liberdade”, disse Marroni em seu discurso na abertura da Feira.
Marroni também fez menção ao tema da atual edição. Para ele, o capítulo desta 51ª Feira do Livro de Pelotas traz pela primeira vez duas mulheres como patronas, as poetas Aléxia Porto e Maria Alice Estrella: “Juntas, elas traduzem o espírito deste tempo, um tempo que pede escuta, diversidade e diálogo entre gerações”.
A Secretaria de Urbanismo (Seurb) coordenou, desde o dia 3 de outubro, a obra de reforma no piso da praça, com a substituição de 1,5 mil ladrilhos hidráulicos, conforme levantamento feito pela Secretaria de Cultura (Secult). A instalação das novas peças começou pela calçada da rua Lobo da Costa, por três trechos nos caminhos laterais dos banheiros e pelo redondo da praça. A obra ganhará uma pausa durante a Feira e será retomada em seguida.






COMENTÁRIOS