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Rio Grande,04/09/2025

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Prefeitura assegura R$ 57 milhões para implantação de ônibus elétricos em Pelotas

Projeto prevê 15 veículos e seis carregadores, com foco na redução da tarifa e menor impacto ambiental


Prefeitura assegura R$ 57 milhões para implantação de ônibus elétricos em Pelotas Foto: Divulgação
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A Prefeitura de Pelotas garantiu R$ 57 milhões em recursos do PAC Seleções, mais R$ 3 milhões em contrapartida, para a aquisição de 15 ônibus elétricos e seis carregadores que integrarão a frota do transporte coletivo. O investimento marca um passo inédito na mobilidade urbana do município e busca reduzir custos operacionais, limitar reajustes tarifários e diminuir a emissão de poluentes. O financiamento federal prevê 48 meses de carência e prazo de até 20 anos para pagamento.

O projeto, desenvolvido pelas secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Transporte e Trânsito (STT), está em fase de estudos técnicos intersetoriais. Entre as análises estão o diagnóstico da frota atual, a viabilidade da eletrificação de linhas prioritárias e a avaliação da capacidade da rede elétrica urbana. O próximo passo será a criação de um grupo técnico que irá estruturar os aspectos financeiros, jurídicos e de infraestrutura necessários para viabilizar a licitação e, posteriormente, a instalação dos equipamentos.

Cada veículo terá capacidade para transportar até 80 passageiros e será operado pelo consórcio que presta o serviço à população. O prefeito Fernando Marroni destacou que a iniciativa alia modernização e sustentabilidade:
“Esta é uma realidade já presente em várias cidades do Brasil e para a qual Pelotas não pode virar as costas. Ao combinarmos os ônibus elétricos com energia renovável de fonte solar, certamente vamos limitar novos reajustes de tarifa e garantir qualidade de vida com menos poluição e ruído urbano”, afirmou.

Atualmente, a frota municipal de Pelotas conta com 145 veículos, dos quais apenas 30 atendem ao padrão Euro VI, menos poluente que os demais. Isso representa 20% do total, um índice ainda baixo diante da necessidade de renovação. A expectativa é de que os novos ônibus elétricos, ao entrarem em circulação, impactem diretamente o cálculo da tarifa, já que os custos com combustíveis e manutenção são significativamente menores em comparação aos veículos movidos a diesel.

O plano de trabalho do projeto está dividido em quatro etapas: planejamento estratégico, estruturação técnica e financeira, execução e monitoramento. Depois da formalização do grupo intersetorial e dos estudos de viabilidade, será lançado o edital de licitação para contratação dos fornecedores e instalação da infraestrutura de recarga.

A iniciativa também acompanha uma tendência estadual e nacional. Segundo o Detran-RS, a frota de veículos elétricos e híbridos no Rio Grande do Sul chegou a 23.223 unidades em dezembro de 2024, um crescimento de 80,6% em relação ao ano anterior. O avanço é impulsionado pela maior oferta de modelos e pela ampliação da infraestrutura de recarga, reforçando a mobilidade elétrica como caminho para cidades mais sustentáveis.

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