Escolas estaduais do RS já podem se inscrever para oferecer Ensino Médio em Tempo Integral a partir de 2026
O período de inscrição seguirá até o dia 21 de agosto. A divulgação final das escolas selecionadas está prevista para o dia 24 de setembro.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) publicou, nesta terça-feira, 22, um chamamento público para escolas da Rede Estadual de Ensino interessadas em aderirem ao modelo de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) a partir do ano de 2026. Conforme o Governo do Estado, o chamamento, oficializado por meio de um Termo de Referência, busca cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O período de inscrição seguirá até o dia 21 de agosto.
Atualmente, 303 escolas estaduais oferecem a modalidade do EMTI, o que representa cerca de 27% do total das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual. Conforme o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Governo Federal, o desempenho de aprendizagem nessas instituições é, em média, 20 pontos superior ao de escolas que não possuem o ensino integral.
Processo de adesão
Para participar, as instituições interessadas, através de suas equipes diretivas, devem preencher um formulário eletrônico, disponibilizado no Portal da Educação. Além disso, a instituição também precisa ter oferta regular de Ensino Médio (diurno e/ou noturno) e estar com os dados atualizados no Sistema ISE.
Após a análise técnica das candidaturas, realizada pela Seduc, o resultado da primeira fase será divulgado, e as escolas classificadas passarão para a segunda etapa, que envolve a realização de assembleia de consulta à comunidade escolar e a posterior submissão das atas, indicando adesão ou não.
A divulgação final das escolas selecionadas está prevista para o dia 24 de setembro. As escolas selecionadas deverão implementar, em 2026, o turno integral no 1º ano do Ensino Médio, continuando de forma gradual até chegar ao 3º ano em 2028.
O Termo de Referência apresenta uma lista de cursos técnicos integrados disponíveis para oferta nas escolas, como Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócio, Marketing e Programação de Jogos Digitais, entre outros.
A definição do curso a ser ofertado por cada escola ocorrerá em um segundo momento, considerando fatores como a jornada escolar escolhida (que impacta na carga horária do curso – 1.000 horas para jornadas de 35 horas semanais e 1.200 horas para jornadas de 45 horas), a infraestrutura da escola, a viabilidade pedagógica, o arranjo produtivo local e o interesse dos estudantes.
Cursos de carga horária de 1000h:
- Eventos
- Produção de Moda
- Planejamento e Controle da Produção
- Marketing
- Administração
- Programação de Jogos Digitais
- Informática para Internet
Agroindústria
- Desenvolvimento de Sistemas
- Meio ambiente
- Agronegócio
- Automação industrial
- Eletroeletrônica
Química
COMENTÁRIOS