Equipe FBOT conquista 7º lugar no mundial de robótica em Salvador
Além da posição de destaque no ranking global, a FBOT se destacou como a melhor equipe brasileira da competição

A Equipe de Robótica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a FBOT, alcançou um feito histórico no Campeonato Mundial de Robótica e Inteligência Artificial (RoboCup) 2025, realizado entre os dias 15 e 21 de julho, em Salvador, na Bahia. O time conquistou o 7º lugar mundial na categoria @Home, alcançando sua melhor colocação desde 2022.
Além da posição de destaque no ranking global, a FBOT se destacou como a melhor equipe brasileira da competição, sendo também a única representante do Brasil a avançar até a segunda etapa da disputa na categoria @Work. "Na categoria @Home, desde nossa última participação, realizamos uma reformulação completa de hardware e software. Fomos a única equipe brasileira a avançar para a segunda etapa da competição e, com muito orgulho, e concluimos sendo a melhor equipe do Brasil na categoria em 2025", afirmou Gabriela Mendieta, integrante da equipe.
Já na categoria @Work, fizemos nossa estreia no mundial e alcançamos um excelente resultado: 5º lugar, sendo também a única equipe brasileira a chegar à final.
Através das redes sociais, a equipe celebrou o desempenho no campeonato, afirmando que este é o resultado de um trabalho intensivo com o robô Boris. “Orgulho define. Tudo isso após meses intensos de trabalho em cima do nosso robô BORIS, que passou por grandes atualizações de hardware e software. Mesmo com tantas mudanças, ele deu show: interagiu com o público, tirou foto com todo mundo e foi destaque na competição”, afirma a publicação. A FBOT, que já coleciona títulos mundiais na competição, neste ano, participou em duas modalidades: a categoria @Home e a categoria industrial.
Sobre a competição
A RoboCup 2025 reuniu mais de dois mil competidores de 40 países. Durante os seis dias de evento, as equipes participaram de provas em 15 modalidades, como a de robôs domésticos, robôs voadores, futebol com robôs, simulações de resgate e robóticas relacionadas à indústria.
Com a presença da equipe gaúcha, o Brasil liderou o ranking de participantes no evento, totalizando 45 equipes. O campeonato encerra nesta segunda-feira, 21, contudo, este último dia não contará com a participação do público.
COMENTÁRIOS