Artigo: Atuação do técnico de enfermagem no atendimento home care
Esse modelo de atendimento favorece a recuperação, pois o ambiente domiciliar é mais humanizado, oferece o conforto do lar, a presença de entes queridos e reduz a exposição a fatores de contaminação hospitalar.

Atuação do técnico de enfermagem no atendimento home care
Por Ana Paula Cassahi Soares – Docente do Senac Rio Grande
Dentre as diversas atribuições do técnico de enfermagem, uma área que vem crescendo significativamente é o home care, ou atendimento domiciliar. Esse tipo de assistência tem ganhado espaço principalmente devido à tendência da desospitalização, que busca proporcionar maior conforto ao paciente, permitindo que ele permaneça próximo de seus familiares.
Esse modelo de atendimento favorece a recuperação, pois o ambiente domiciliar é mais humanizado, oferece o conforto do lar, a presença de entes queridos e reduz a exposição a fatores de contaminação hospitalar, que podem, em alguns casos, agravar o quadro clínico.
O Home Care é indicado para pacientes com condições médicas crônicas que necessitam de cuidados contínuos, mas não demandam mais a estrutura hospitalar, além de casos de reabilitação, entre outros.
Principais atribuições do técnico de enfermagem no home care
Realização de curativos
Uma das atividades mais comuns do técnico de enfermagem no home care é a realização de curativos. Muitos pacientes são acamados e, por isso, apresentam maior risco de desenvolver lesões por pressão. Além disso, há casos em que o atendimento domiciliar ocorre logo após um procedimento cirúrgico, sendo essencial o cuidado adequado com os curativos para garantir uma boa cicatrização e recuperação.
Aplicação de medicamentos
Outra atribuição fundamental desse profissional é a aplicação e o controle de medicações, sempre seguindo as técnicas corretas e protocolos estabelecidos. Esse cuidado é essencial para garantir a eficácia do tratamento, especialmente em casos que exigem manipulação especializada.
Coleta de materiais para exames
Muitos pacientes que recebem atendimento domiciliar não têm condições de se deslocar até um laboratório para a realização de exames. Dessa forma, o técnico de enfermagem é responsável pela coleta de materiais biológicos, como sangue, urina e fezes, além de garantir o armazenamento e o transporte seguro até os laboratórios.
Cuidados com a saúde mental
O home care pode ser um período desafiador tanto para o paciente quanto para seus familiares. Durante sua formação, o Técnico de Enfermagem aprende técnicas importantes de acolhimento, que auxiliam na adaptação à nova realidade. Além disso, ele pode identificar sinais de sofrimento emocional e, se necessário, orientar a busca por apoio profissional, como um psicoterapeuta.
Com um papel essencial na assistência domiciliar, o Técnico de Enfermagem contribui diretamente para a qualidade de vida do paciente, oferecendo um atendimento humanizado e seguro.
COMENTÁRIOS