Inverno 2025: estação será marcada por dias de frio intenso, chuvas e geadas ao amanhecer
Neste ano, as previsões meteorológicas indicam que o inverno no hemisfério sul será mais frio do que nos anos anteriores. A primeira onda de frio significativa está prevista para os primeiros dias de julho.

A sexta-feira, 20 de junho, foi marcada pelo início do solstício de inverno, que irá prosseguir até o dia 22 de setembro. A estação, caracterizada pelas baixas temperaturas, neste ano, promete ser ainda mais intensa do que a média registrada nos últimos anos. Segundo as previsões meteorológicas, os gaúchos devem se preparar para enfrentar os tradicionais dias de “frio rigoroso”, com chuvas e geadas ao amanhecer. Na Região Sul, a estação inicia com mínimas na casa dos 9ºC e temperaturas máximas marcando próximo aos 15ºC. A previsão é de tempo firme ao longo de sábado, 21, e domingo, 22.
De acordo com o ClimaTempo, o inverno de 2025 não será marcado pelo fenômeno El Niño e La Niña, pois a época é de neutralidade, contudo, a tendência é de resfriamento oceanico e diminuição da temperatura no Brasil.
Onda de frio
A primeira onda de frio do inverno de 2025 deve ocorrer nos últimos dias de junho e as projeções do ClimaTempo indicam que o frio poderá ser mais intenso do que o experimentado na onda de frio entre os dias 8 e 14 de junho. Em decorrência deste cenário, com novos recordes de frio sendo restabelecidos.
Ainda conforme o ClimaTempo, apesar da expectativa de mais dias frios do que nos invernos de 2024 e 2023, a tendência é de que a temperatura no fim da estação ainda fique acima da média em praticamente todo o Brasil.
Em relação a ocorrência de chuvas, um novo ciclone extratropical está em formação próximo à costa do Rio Grande do Sul e deve manter o tempo instável em praticamente todo o estado, segundo a Climatempo. A previsão indica pancadas de chuva, que podem ser fortes, especialmente na Serra Gaúcha, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral.
Além disso, ainda há risco de queda de granizo em algumas áreas, o que exige atenção redobrada da população diante da possibilidade de transtornos causados pelo mau tempo. No entanto, o volume de chuva ao longo da estação deve ficar dentro da média nas regiões Norte e Oeste do estado, e abaixo da média nas áreas Central, Sul e Leste.
Geada para o RS
Durante o inverno, a ocorrência de geadas deve ocorrer com frequência na região sul. O ClimaTempo indica que devem ter mais condições para geada no inverno de 2025 do que no inverno dos dois últimos anos. As projeções apontam que o fenômeno irá ocorrer com mais intensidade nos meses de julho e agosto.
COMENTÁRIOS