O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), prepara a transferência do Ambulatório Central da Faculdade de Medicina, conhecido como "Paliteiro", para o novo espaço construído no prédio da antiga Laneira Pelotense. A mudança, que ocorrerá entre os dias 18 e 22 de agosto, marca o início de uma nova fase para o ensino médico e a assistência à saúde na cidade, preparando o terreno para a construção do novo complexo do Hospital Escola da UFPel/Ebserh.
Segundo o superintendente do HE-UFPel, professor Tiago Collares, "Estamos vivendo um momento histórico para a UFPel e para a saúde pública da nossa região. A transferência dos ambulatórios da Faculdade de Medicina para o novo espaço junto à antiga Laneira é fruto de um movimento coletivo, que une esforços institucionais com um único propósito: garantir que nenhuma atividade de ensino, pesquisa ou assistência seja prejudicada. Trabalhamos de forma sincronizada, dia e noite, para assegurar que essa transição ocorra com responsabilidade e compromisso social".
A construção do novo ambulatório de especialidades começou em janeiro de 2024 e resultou em uma estrutura com 29 consultórios, cinco salas de orientação, uma sala para cirurgias ambulatoriais, uma sala de aula, uma sala de imunização e uma sala de preparo de pacientes. O espaço também vai abrigar a farmácia do Serviço de Atendimento Especializado HIV/Aids (SAE) e o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI). O custo total da obra foi de R$ 6,8 milhões, sem incluir o investimento na substituição do telhado, concluída em agosto de 2023, com mais de R$ 1,8 milhão.
Equipe do HE-UFPel e Famed planejando a mudança"A entrega dos novos ambulatórios representa mais que uma mudança física: é um passo estratégico rumo à concretização do novo Hospital Escola, referência em inovação, cuidado e formação. A partir deste avanço, direcionaremos toda nossa energia para acelerar a construção dos Blocos 1 e 2, consolidando um projeto robusto, sustentável e totalmente integrado ao SUS. Estamos construindo, juntos, um novo tempo para a saúde e a educação na metade sul do RS", reforçou Tiago.
Para a professora Julieta Fripp, diretora da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed), "a construção do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas vai trazer muitos benefícios para a comunidade de Pelotas e região, e será um grande espaço para qualificar ainda mais a formação dos nossos estudantes da área da saúde".
A Famed possui cerca de mil estudantes nos cursos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional. "Com certeza, esses estudantes terão um grande espaço de formação nas grandes áreas do ambiente hospitalar, incluindo Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e tantas outras especialidades importantes na formação de profissionais da área da saúde. A participação integrada de todos os atores irá garantir a fluidez do processo. A Faculdade de Medicina está junto e fará o que for necessário para garantir a mudança com a maior segurança possível, tanto para as atividades assistenciais quanto acadêmicas, bem como a garantia do cuidado com o patrimônio da universidade sob nossa responsabilidade", pontuou Julieta.
COMENTÁRIOS