Ibama realiza vistoria nas obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas
Obra de duplicação foi iniciada há mais de 12 anos. Atualmente, está sob a execução do DNIT

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, entre os dias 21 e 23 deste mês, uma inspeção rotineira nas obras de duplicação da BR-116/RS, no trecho entre Guaíba e Pelotas. A vistoria contou com a participação de representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Gestão Ambiental do empreendimento e das construtoras envolvidas.
Durante a atividade, os participantes percorreram todos os lotes do projeto, com atenção especial às vistorias nos viadutos em construção no município de Camaquã, na ponte de Cristal e no km 510 da rodovia, em Pelotas. Neste último ponto, foi realizada a translocação de um charco temporário de peixes-anuais, com o objetivo de proteger a espécie Gymnolebias jaegari. Além desses locais, também foram inspecionadas áreas de apoio e os plantios de reposição florestal nos Lotes 1 e 7.
Segundo o IBAMA, a vistoria, integrante do processo de licenciamento ambiental e do cumprimento de suas condicionantes, teve resultado satisfatório, sem a identificação de irregularidades. Iniciada no ano de 2012, a obra de duplicação entre Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, até Pelotas, na Região Sul, compreende 211,2 quilômetros de rodovia. A duplicação, que deveria ter sido entregue no ano de 2014, chegou a ficar sob a responsabilidade do Exército. Em maio de 2024, passou a ser executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Atualmente, a obra está cerca de 80% concluída.
COMENTÁRIOS