Seja bem-vindo
Rio Grande,09/05/2025

  • A +
  • A -

Escolas do Rio Grande estão em sobreaviso para acolher desabrigados devido à previsão de fortes chuvas

Nesta quinta-feira, 08, o sistema de baixa pressão combinado ao ar quente e úmido continuam contribuindo para instabilidades, com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento


Escolas do Rio Grande estão em sobreaviso para acolher desabrigados devido à previsão de fortes chuvas
Publicidade

Com a previsão de fortes chuvas para os próximos dias no município do Rio Grande, a Prefeitura determinou que escolas das regiões do Centro, Zona Oeste e Vila da Quinta permanecerão de sobreaviso para serem utilizadas como abrigo temporário, com servidores de plantão e colchões disponíveis, caso haja necessidade de acolher desabrigados. 

Segundo a Prefeitura, entre os pontos de maior atenção da Defesa Civil está o bairro Getúlio Vargas, que frequentemente é impactado pelas chuvas. Nos últimos dias, a Defesa Civil avaliou o escoamento da água em trechos ainda em obras. Ainda conforme o Executivo, a Secretaria de Infraestrutura, junto à de Serviços Urbanos, segue realizando a limpeza de canais e bueiros, além de providenciar o aluguel de bombas para uso emergencial. Outras frentes de ação incluem a limpeza de canais na Vila da Quinta, no Arroio das Cabeças e na região do Parque Marinha, com o objetivo de enfrentar eventos extremos e proteger a população. 

Previsão do tempo

Na madrugada desta quinta-feira, 08, por volta das 4h, o município registrou uma intensa precipitação. Até o momento, não há dados oficiais de quantos milímetros foram contabilizados. Conforme a última atualização do boletim hidrometeorológico da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, para esta quinta-feira, o sistema de baixa pressão combinado ao ar quente e úmido continuam contribuindo para instabilidades, com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento  na metade Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Leste.

As chuvas intensas e persistentes trazem acumulados entre 50 e 100 mm/dia na Campanha, Sul e Sudeste, podendo chegar aos 170 mm/dia no Oeste. As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 23°C. Já as máximas, variam entre 20°C e 23°C nas regiões da Campanha e do Sul, enquanto nas demais áreas do Estado sobem mais, alcançando entre 28°C e 37°C, devido aos ventos fortes, de até 80km/h, que sopram do quadrante norte, trazendo calor e umidade.


Na sexta-feira, 09, as instabilidades ganham força em todo o território gaúcho, com descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento entre 70km/h 90km/h, associadas às instabilidades, devido à combinação da baixa pressão, fluxo de umidade vindo do Norte do País e passagem de uma frente fria. As chuvas fortes a intensas e constantes atuam nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Missões, Noroeste e Norte, com acumulados entre 50 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 200 mm/dia em áreas do Oeste e Missões. 


No restante do Estado, os volumes ficam entre 20 e 50 mm/dia. As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 26°C, enquanto as máximas sobem pouco em boa parte do território gaúcho, variando entre 17°C e 22°C, e entre 25°C e 31°C no Norte, Serra, parte da Região Metropolitana e Litoral Norte.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.