Rio Grande está com alerta vermelho para grande perigo de tempestades nesta quinta-feira, 08
O aviso meteorológico, com vigência até às 03h de sexta-feira, 09, indica riscos de queda de granizo e chuva de até 100 milímetros ao dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, nesta quinta-feira, 08, para grande perigo de tempestades na Cidade do Rio Grande. O aviso meteorológico, com vigência até às 03h de sexta-feira, 09, indica riscos de queda de granizo e chuva de até 100 milímetros ao dia. Além disso, há riscos para ventos superiores a 100km/h, alagamentos e queda de árvores.
Na madrugada desta quinta-feira, 08, por volta das 4h, o município registrou uma intensa precipitação. Até o momento, não há dados oficiais de quantos milímetros foram contabilizados. Conforme a última atualização do boletim hidrometeorológico da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, para esta quinta-feira, o sistema de baixa pressão combinado ao ar quente e úmido continuam contribuindo para instabilidades, com chuva forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento na metade Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana, Serra e Leste.
As chuvas intensas e persistentes trazem acumulados entre 50 e 100 mm/dia na Campanha, Sul e Sudeste, podendo chegar aos 170 mm/dia no Oeste. As temperaturas mínimas oscilam entre 15°C e 23°C. Já as máximas, variam entre 20°C e 23°C nas regiões da Campanha e do Sul, enquanto nas demais áreas do Estado sobem mais, alcançando entre 28°C e 37°C, devido aos ventos fortes, de até 80km/h, que sopram do quadrante norte, trazendo calor e umidade.
Na sexta-feira, 09, as instabilidades ganham força em todo o território gaúcho, com descargas elétricas, queda de granizo e rajadas de vento entre 70km/h 90km/h, associadas às instabilidades, devido à combinação da baixa pressão, fluxo de umidade vindo do Norte do País e passagem de uma frente fria. As chuvas fortes a intensas e constantes atuam nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Centro, Missões, Noroeste e Norte, com acumulados entre 50 e 100 mm/dia, podendo chegar aos 200 mm/dia em áreas do Oeste e Missões.
No restante do Estado, os volumes ficam entre 20 e 50 mm/dia. As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 26°C, enquanto as máximas sobem pouco em boa parte do território gaúcho, variando entre 17°C e 22°C, e entre 25°C e 31°C no Norte, Serra, parte da Região Metropolitana e Litoral Norte.
COMENTÁRIOS