Seja bem-vindo
Rio Grande,09/05/2025

  • A +
  • A -

Rio Grande está presente na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente

O evento vai debater políticas públicas ambientais e de enfrentamento às mudanças climáticas.


Rio Grande está presente na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Publicidade

A Cidade do Rio Grande está presente na 5ª edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente, que iniciou nesta quinta-feira, 06, e irá prosseguir até sexta-feira, dia 09 de maio. O município está sendo representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente. Antônio Carlos Soler. 

Durante o evento,  grupos organizados em cada eixo debaterão as propostas resultantes dos encontros preliminares. As etapas que antecederam a conferência tiveram a participação de 2.570 municípios, em 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 conferências livres.

Sob o tema Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica, a 5ª edição da conferência está estruturada em cinco eixos principais: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. O município do Rio Grande realizou sua 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente em dezembro do ano passado, quando também discutiu o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.

Ao todo, serão discutidas 100 propostas que servirão de base para a formulação de políticas públicas, incluindo a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima e a elaboração do Plano Clima. A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o principal evento internacional sobre o tema, que será realizado em Belém, no Pará, em novembro deste ano.

COP30






A COP30 é um evento anual que reúne representantes de quase 200 países para debater estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e ações de preservação ambiental. A conferência representa uma oportunidade estratégica para o Brasil reforçar seu papel de liderança nas negociações globais sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Neste ano, o Brasil irá sediar a conferência na cidade de Belém, no estado do Pará, marcando a primeira vez que a Amazônia receberá um evento dessa magnitude.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.