Habemus Papam: novo Papa é eleito no conclave
Em Rio Grande, o sino da Paróquia Nossa Senhora do Carmo tocou para sinalizar a escolha do novo pontífice.

No início da tarde desta quinta-feira, 8, às 13h08 em horário de Brasília, a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o novo Papa. A expectativa agora se volta para a sacada da Basílica de São Pedro, onde o anúncio oficial será feito em breve.
O nome do novo Pontífice ainda não foi divulgado. A tradicional proclamação "Habemus Papam" será realizada por Dominique Mamberti, Cardeal Protodiácono, responsável por anunciar ao mundo a eleição do novo líder da Igreja Católica.
A Praça de São Pedro está tomada por fiéis que aguardam com ansiedade a revelação do nome do sucessor do Papa Francisco. Este será o 267º, que deve ser anunciado próximo às 14h30, no horário de Brasília. Em Rio Grande, o sino da Paróquia Nossa Senhora do Carmo tocou para sinalizar a escolha do novo pontífice.
O conclave iniciado nesta quarta-feira, 07, é o 11º realizado desde o começo do século XX, e os dez anteriores chamaram atenção pela rapidez, tendo durado entre dois e cinco dias. Ao longo da história da Igreja, o conclave mais demorado ocorreu em Viterbo, em 1268, estendendo-se por 33 meses até a eleição de Gregório X. Em contraste, o mais breve durou apenas dez horas: aconteceu em 1503, entre a noite de 31 de outubro e a manhã de 1º de novembro, quando Júlio II foi eleito.
COMENTÁRIOS