Seja bem-vindo
Rio Grande,09/05/2025

  • A +
  • A -

Rio Grande terá ações alusivas ao Mês da Proteção, dedicado ao combate a violência sexual de crianças e adolescentes

Também conhecido como Maio Laranja, o Mês da Proteção é uma campanha alusiva ao dia 18 de maio, dia nacional de combate e enfrentamento à violência e exploração contra crianças e adolescentes.


Rio Grande terá ações alusivas ao Mês da Proteção, dedicado ao combate a violência sexual de crianças e adolescentes Foto: divulgação
Publicidade

Durante todo o mês de maio, a Cidade do Rio Grande irá receber uma série de ações voltadas ao enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Intitulada Mês da Proteção, a iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Município de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (SMADH), e busca também mobilizar e conscientizar a população sobre o tema. A programação tem início oficial nesta quarta-feira (7), às 14h, com uma cerimônia no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, com a presença de autoridades e a palestra da professora Simone Paludo. 

Também conhecido como Maio Laranja, o Mês da Proteção é uma campanha alusiva ao dia 18 de maio, dia nacional de combate e enfrentamento à violência e exploração contra crianças e adolescentes. Em Rio Grande, a proposta começou em 2003, quando foi realizada uma semana especial de ações a respeito do assunto.


A campanha teve sequência nos anos de 2016 e 2017, quando o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) promoveu a “Rua da Proteção”, reunindo diferentes órgãos públicos e da sociedade civil. As atividades ocorreram no dia 18 de maio, permitindo diversas ações para o debate da temática e mobilização direcionada para a proteção de crianças e adolescentes. 


Já a partir de 2018, o Município passou a trabalhar com o Mês da Proteção, ampliando a abordagem do tema ao longo de todo mês de maio. A iniciativa foi construída de forma conjunta, com participação de secretarias de diferentes áreas, como Cidadania e Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, além de instituições como Furg, Anhanguera, Câmara de Vereadores, entre outros.

 

Por que 18 de maio?


Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.


Programação 2025


Neste ano, o Mês da Proteção contará com inúmeras ações, que se estendem até o dia 30 de maio, para uma abordagem diversificada sobre os diferentes aspectos que envolvem a temática. Entre as atividades agendadas estão formações para orientadores educacionais; rodas de conversa com equipes escolares para abordar o fluxo de atendimento e capacitar para identificação da violência; encontros sobre psicoeducação; rodas de conversas com famílias atendidas pelos CRAS, assim como ações educativas em diferentes pontos da cidade.

Já no dia 20 de maio, será realizado o Dia D, com ações de atendimento em todas as instituições da rede que atua com a proteção de crianças e adolescentes. Além disso, está agendada para o dia 28 de maio uma Audiência Pública para discussão das necessidades da rede de atendimento na Câmara dos Vereadores.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.