Primeiro aeroporto binacional da América Latina é reinaugurado em Rivera
Localizado na fronteira do Uruguai com o Brasil, terminal fortalece a relação entre os países e promove a integração regional

O primeiro aeroporto binacional da América Latina e segundo do mundo foi reinaugurado na tarde desta segunda-feira, 11, em Rivera, na fronteira do Uruguai com o Brasil. O governador Eduardo Leite participou da solenidade, que também contou com a presença do presidente uruguaio Luis Alberto Lacalle Pou e de ministros do governo brasileiro. Em seu discurso, Leite destacou o acordo com o governo do Uruguai, que permite que, no terminal, as operações com destino/origem em aeroportos brasileiros sejam equiparadas a voos domésticos para fins de tarifação.
“Isso fortalece ainda mais os laços fraternos que unem o Rio Grande do Sul e o Brasil ao Uruguai. O nosso Estado e o Uruguai, em especial, compartilham uma história rica e profunda, forjada por laços culturais, históricos e sociais que transcendem fronteiras geográficas”, ressaltou o governador. “Essa iniciativa reflete o compromisso mútuo de promover a integração regional e fortalecer os laços entre os dois países. A reinauguração deste aeroporto representa mais do que uma infraestrutura: é um símbolo de progresso e de cooperação entre as nossas nações.”
Tarifas mais acessíveis
A área onde está instalada o aeroporto de Rivera possui potencial para se tornar um polo de desenvolvimento e integração regional entre os dois países. A binacionalização do aeroporto de Rivera garante uma série de benéficos para os viajantes brasileiros. Além de promover maior oferta de voos entre os dois países, o acordo entre o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e o governo do Uruguai prevê a equiparação de tarifas aeroportuárias aos valores de operações aéreas domésticas. Desta forma, a taxa de embarque do passageiro que voar do Brasil com destino a Rivera será semelhante à tarifa praticadas em rotas nacionais.
Integração pelas águas
Além de expandir as operações de turismo e econômicas com o Uruguai pelo modal aéreo, durante a reinauguração do aeroporto de Rivera, Costa Filho assinou o edital da licitação da dragagem da Lagoa Mirim/Lagoa dos Patos, também conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai. Inserida no Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), o projeto está inserido no Novo PAC e deve ter investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e prazo de execução de 23 meses.
O projeto binacional de transporte hidroviário é constituído por trechos de sete rios e tem extensão total de 1.860 quilômetros. A navegação pelo canal fluvial permitirá o escoamento de cargas pelo Porto de Pelotas, liberando cargas por rotas no Oceano Atlântico.
Além da reinauguração do terminal, ocorreram dois anúncios por parte do governo federal brasileiro – a assinatura dos editais de dragagem da Lagoa Mirim e de construção da nova ponte entre Rio Branco e Jaguarão. Os investimentos projetados são de quase R$ 300 milhões, sendo a maior parte (R$ 252 milhões) para a construção da travessia.
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