Seja bem vindo
Rio Grande,17/08/2022

  • A +
  • A -
Publicidade

Programa Cidade Empreendedora cresce mais de 160% em um ano

Iniciativa desenvolvida pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público está presente em 67 municípios gaúchos

Foto: Divulgação
Programa Cidade Empreendedora cresce mais de 160% em um ano


Com 817 atividades econômicas de baixo risco, São José do Norte, na Região Sul, entrou para o top 5 do ranking do Ministério da Economia das cidades mais desburocratizadas do País. Já Dom Pedrito, na Campanha, é uma das melhores do Brasil em indicadores fiscais, segundo o Anuário das Melhores Cidades do Brasil, divulgado neste mês de julho. E no Noroeste Gaúcho, em Frederico Westphalen, quase metade (48%) das compras públicas são de pequenas empresas locais. O que estes três municípios têm em comum? O Programa Cidade Empreendedora. Fruto de uma parceria entre o Sebrae RS e o Poder Público, a iniciativa ampliou em apenas um ano - de julho de 2021 a julho de 2022 - de 25 para 67 o número de municípios gaúchos onde está presente, o que representa um crescimento de mais de 160%.

“O Programa Cidade Empreendedora contribui para a transformação local e o fomento ao empreendedorismo. Anualmente, aplicamos pesquisa com os prefeitos (as) e secretários (as) municipais para mapearmos melhorias e oportunidades de ações para impulsionarmos o desenvolvimento econômico e social dos municípios.  Nossa expectativa inicial era de alcançarmos 61 municípios em 2022”, afirma Fernanda   Dall’Agnol, Coordenadora do Programa Cidade Empreendedora.

Focado na melhoria do ambiente de negócios e no desenvolvimento socioeconômico, o programa  atua em quatro eixos prioritários: Desburocratização, Compras Governamentais, Gestão Municipal e Educação Empreendedora. Além disso, potencializa e institucionaliza alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.

Outro exemplo de como as melhores práticas do mercado e da gestão pública podem tornar os municípios mais atrativos para investimentos vem de Panambi, com o projeto “DNA Empreendedor”, vencedor da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Cidade Empreendedora.

O prefeito Daniel Hinnah relata que já recebeu a visita de representantes de mais de 100 municípios do RS e de outros estados para compartilhar as práticas inovadoras implementadas na cidade. “Organizamos os projetos, criamos e aprimoramos legislações, modernizamos a gestão municipal, tudo para gerar efeitos positivos na economia local e regional, criando condições favoráveis para o desenvolvimento e a competitividade das empresas”, afirma Hinnah.

Além dos eixos prioritários, também é possível  personalizar o Programa de acordo com as necessidades de cada município, por meio de eixos complementares como: Valorização das Empresas Locais,  Plano de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Programa Municipal de Microcrédito, Inovação e Inspeção Municipal. Para mais informações, os municípios podem acessar o site  (cidadeempreendedora.sebraers.com.br/) ou entrar em contato com o Sebrae RS de sua região.

Confira a lista dos municípios 

Água Santa

Alegrete

Antônio Prado

Arroio dos Ratos

Bagé

Barra do Ribeiro

Bom Retiro do Sul

Cacequi

Cachoeirinha

Camaquã

Campo Bom

Canela

Canguçu

Canoas

Carazinho

Caseiros

Cruz Alta

Dilermando Aguiar

Dois Irmãos

Dom Pedrito

Encantado

Estância Velha

Esteio

Farroupilha

Flores da Cunha

Frederico Westphalen

General Câmara

Gramado

Gravataí

Guaíba

Ibiraiaras

Ijuí

Lagoa Vermelha

Marau

Muçum

Não-Me-Toque

Nonoai

Nova Araçá

Nova Petrópolis

Nova Santa Rita

Novo Hamburgo

Palmeira das Missões

Panambi

Paraí

Pelotas

Porto Alegre

Restinga Seca

Rio Grande

Rio Pardo

Santiago

Santo Ângelo

Santo Antônio da Patrulha

São Francisco de Paula

São José do Norte

São Leopoldo

São Sepé

Sapiranga

Sarandi

Seberi

Serafina Correa

Tapejara

Torres

Três Passos

Tupanciretã

Uruguaiana

Venâncio Aires

Viamão



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login