Executivo e Fiergs discutem expansão do Sistema S em Rio Grande
Expansão do Sistema S deve ampliar oferta de cursos técnicos e fortalecer qualificação profissional em Rio Grande ainda no segundo semestre deste ano

O município do Rio Grande poderá ter a expansão do Sistema S nos próximos meses. A iniciativa foi debatida na segunda-feira, 14, durante reunião entre o Executivo Municipal e uma comitiva liderada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Na ocasião, a diretora do Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Susana Kakuta, afirmou o interesse da comitiva em expandir as atividades no município ainda no ano de 2025. Entre as novas ações discutidas, está a ampliação da unidade do Senai Rio Grande.
Requalificação de profissionais
O fortalecimento da qualificação profissional é considerado estratégico diante da retomada de atividades industriais no município, como a construção de novas embarcações no setor naval, a conversão da Refinaria Riograndense em biorrefinaria e a implantação de um novo terminal portuário, que deve gerar cerca de 1.500 empregos.
Entre as ações já em andamento, foi citada uma parceria entre o Senai e a empresa Ecovix para requalificação de 300 trabalhadores, devido à demanda por mão de obra qualificada na região.
A visita técnica foi acompanhada pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação, Turismo e Economia Criativa, Vitor Magalhães, que acompanhou os representantes durante a avaliação dos possíveis espaços para instalação dos novos projetos.
COMENTÁRIOS