Em Audiência pública, Assembleia Legislativa debate aumento da tarifa de lancha entre Rio Grande e São José do Norte
A reunião teve como objetivo principal ouvir a população usuária do serviço, vereadores, representantes das prefeituras locais e órgãos reguladores. O encontro foi proposto pelo deputado Halley Lino de Souza (PT).

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promoveu, na quarta-feira, 16, uma audiência pública para discutir o valor da tarifa da travessia de lanchas entre os municípios do Rio Grande e São José do Norte. A iniciativa foi proposta pela Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, por proposta do deputado estadual Halley Lino de Souza (PT).
A reunião teve como objetivo principal ouvir a população usuária do serviço, vereadores, representantes das prefeituras locais e órgãos reguladores, diante de críticas recorrentes sobre o funcionamento do transporte aquaviário. Entre as principais reclamações levantadas durante a audiência estão os aumentos considerados abusivos no valor das passagens, o não cumprimento de horários por parte das operadoras, a má qualidade das embarcações, a superlotação nos horários de pico, a queda no fluxo turístico e a ausência de alternativas de pagamento.
“Precisamos evoluir na regulação deste transporte e vamos continuar construindo este bom debate entre todas as partes para finalmente melhorar a prestação deste serviço tão importante na vida dos residentes e turistas destes municípios”, afirmou Halley, ressaltando que a Comissão vai encaminhar as sugestões discutidas na reunião para a Agergs.
Durante a audiência, participaram do debate o secretário de Pesca do Rio Grande, Luiz Gautério; o conselheiro da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Lucas Fuhr; o diretor de Transportes e Mobilidade, Airton Rehbein; e a diretora de Regulação Econômica da Agergs, Ana Carolina Ribeiro. Também esteve presente o representante da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Marcos Leandro.
COMENTÁRIOS