Seja bem-vindo
Rio Grande,13/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Samuel Ferreira

Golbery do Couto e Silva: do Lemos Júnior ao SNI

O general Golbery é uma personagem emblemática e fatídica da nossa história, tanto do Brasil, quanto no município do Rio Grande.


Golbery do Couto e Silva: do Lemos Júnior ao SNI

Golbery do Couto e Silva: do Lemos Júnior ao SNI


Já estamos cansados de saber  que entre 1964 e 1985 os brasileiros foram governados por 5 generais: Castelo Branco (Tamanco), Costa e Silva (Português) , Médici (Milito), Geisel (Alemão ) e Figueiredo (Figa). Homens extremamente poderosos, com formação rígida e militar, alguns menos carismáticos do que outros, alguns mais conspiradores, mas ambos com muita formação teórica e política das escolas militares e seus respectivos comandos por onde passaram.


Nos bastidores, antes de governarem o Brasil, concorreram entre si algumas vezes, disputaram cargos e funções com outros militares não tão conhecidos assim, e isso fazia com que os mesmos  se conhecessem, por mais que na aparência, para os que viam aquele "espetáculo " nefasto de fora , a rápida mirada fazia crer que esses sujeitos eram "novos " no cenário político. Não é por nada que durante o período ditatorial , foi permitido uma encenação com apenas 2 partidos: ARENA e MDB, pois  era importante que a ditadura aparentasse uma democracia.


Sabemos que a articulação para o Golpe de 64 começa muitos anos antes, e como reforço, contou escancaradamente com o apoio econômico e político dos governos dos Estados Unidos da América. Em outras palavras, para além dos generais presidentes supracitados, o período sombrio no Brasil foi legitimado e construído com a ajuda de outras personagens emblemáticas, tão poderosas quanto "os 5".


Da mesma estirpe, com formação mais "intelectual" do que os demais que possuíam uma formação mais de "campo", destacamos Golbery do Couto e Silva , natural de Rio Grande, papareia, no Rio Grande do Sul. Nascido no ano de 1911, leão quase virgem, no dia 21 de agosto. Faleceu em São Paulo em 18 de setembro de 1987.


O general Golbery é uma personagem emblemática e fatídica da nossa história, tanto do Brasil, quanto no município do Rio Grande, principalmente por ter sido um dos pivôs da articulação do Golpe Militar de 1964 no Brasil que depôs o presidente João Goulart, o Jango, permitindo a construção de um governo totalmente antidemocrático e "linha-dura" por 21 anos. 


Para reforçar , Golbery foi uma das principais figuras históricas que construíram de forma rápida um parlamentarismo após a saída de Jânio Quadros da presidência , tentativa de barrar os poderes presidenciais de Jango, com o argumento que Jango, o estancieiro , era comunista e suas reformas de base transformaram o Brasil em uma Cuba ou Vietnã .


Golbery começa seus estudos na Escola Lemos Júnior em Rio Grande, depois obteve inúmeras experiências acadêmicas por diversas escolas militares do Brasil, mas o seu  principal  trunfo acadêmico militar foi o estágio na Escola Militar de Fort Leavenworth, passo importantíssimo para que Golbery se construísse como referência política e militar para intervenção Norte-Americana no Brasil, e com isso, construir vias antidemocráticas  no governo brasileiro. 


Além disso, por mais que o general tenha aparecido com mais expressão somente no governo de Ernesto Geisel , como Ministro da Casa Civil, Golbery já tinha contribuído muito para a construção do regime militar, transitando sempre nos bastidores ao lado de outras figuras poderosas, confabulando, organizando informações e estratégias que respaldaram de forma política, jurídica e teórica a realidade da política ditatorial brasileira.


De certa forma, mesmo que Golbery na tenha sido presidente do Brasil, ele foi uma das principais "cabeças" da doutrina de Segurança Nacional pelos militares da Escola Superior de Guerra (desde a década de 1950) e foi criador e coordenador do Serviço Nacional de Informação (SNI), o principal centro de espionagem social e política, e a partir dele, foram organizadas todas as informações, dossiês e ações contra os ditos "inimigos do Brasil".


O mesmo SNI, foi ponto nevrálgico do sistema ditatorial, epicentro da perseguição organizada, das prisões, exílios, assassinatos e sumiço de pessoas durante o governo militar.


Boa parte do que se sabe da vida política de Golbery, estava documentada e guardada na garagem de um sítio em Luziânia, em Goiás. Algumas coisas estão escritas pelo mesmo Golbery em livros e dossiês como estratégia e geopolítica. Outra parte, foi relatada com muita delicadeza por Heitor Aquino Ferreira, o homem dos bastidores do Golbery e do também gaúcho Bento Gonçalves, Ernesto Geisel. 


Nos anos finais da ditadura militar, Golbery operou como espécie de "diplomata" entre militares intransigentes e políticas da abertura política. De forma irônica, o principal organizador teórico dos militares estava agora construindo uma via democrática?


Golbery se dedicou à escrita de livros de estratégia e geopolítica militar no final de sua vida política, tentando largar a imagem do conspirador desse período sombrio e violento. Tentou fazer algo que o Marechais norte-americanos fizeram  após a Segunda Guerra Mundial fizeram: se tornaram geopolíticos e heróis de guerra.


 Só que a guerra é bem diferente da  ditadura...


Em Rio Grande, na sua cidade natal, seu "vulto histórico" sempre tenta ressurgir com algumas tentativas políticas de construir um monumento, um busto em sua homenagem.


Se olharmos para a biografia de Golbery do Couto e Silva, devemos nos perguntar realmente sobre sua contribuição para a sociedade brasileira, sendo que o mesmo foi articulador de um dos maiores regimes ditatoriais do mundo. 


Não é por nada que, por toda essa sorte de problemáticas e contradições, Golbery é tido por muitos como o Kissinger brasileiro.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.