Seja bem-vindo
Rio Grande,12/05/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Paula Mascarenhas anuncia sua desfiliação do PSDB

A ex-prefeita de Pelotas vinha sofrendo crises internas relacionadas à próxima campanha estadual.


Paula Mascarenhas anuncia sua desfiliação do PSDB Foto: Divulgação


Na tarde desta terça-feira, 16, a ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou, em nota oficial, sua desfiliação do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido do qual foi vice-presidente nacional e presidente estadual, além de prefeita da cidade de Pelotas por oito anos.


Em nota, Paula Mascarenhas lamenta a composição da nova direção tucana que, segundo ela, dedicou-se a combatê-la internamente com políticas de “guerra de guerrilha”. A ex-presidente estadual do PSDB ainda cita o ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, afirmando que está se mudando do partido tucano para “não mudar”.


Na tentativa de unificar o partido e manter a coesão aos planos da base governista gaúcha, Paula Mascarenhas chegou a anunciar uma suposta intenção de se candidatar ao cargo de governadora do estado do Rio Grande do Sul, pelo PSDB. O movimento vinha para apaziguar sua oposição no próprio partido, que apoiava uma candidatura do atual prefeito do município de Guaíba, Marcelo Maranata, que à época estava em fase de ingresso no PSDB.


No momento sem filiação partidária, a ex-prefeita afirma que buscará um novo espaço partidário capaz de permitir-lhe atuar ao lado de grandes líderes, como o governador Eduardo Leite. Muito embora o caminho natural seja o PSD, ao lado de Leite, a agora ex-tucana deverá avaliar as opções de centro-direita que possam garantir estrutura e fôlego a base governista. 


PSDB


No próximo domingo, 21, o PSDB deve anunciar, em evento na Câmara Municipal de Porto Alegre, a pré-candidatura de Marcelo Maranata ao governo do estado do Rio Grande do Sul. Maranata é, atualmente, prefeito do município de Guaíba e se filiou aos tucanos no mês de agosto deste ano, após saída do Partido Trabalhista Brasileiro (PDT).


Caso avance uma chapa tucanca, será a primeira grande dissidência do projeto de Eduardo Leite de eleger seu sucessor. No projeto desenhado pela base governista, o PSDB faria parte da aliança que seria encabeçada por Gabriel Souza (MDB). 



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.

INSTALAR
Acompanhantes Goiania