Região Sul recebe certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
Certificação autoriza a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional; Rio Grande, Pelotas e Jaguarão já estão aptos a operar no sistema
 Foto: divulgação PMRG              Na última quarta-feira, 24, foi realizada a adesão de 22 municípios da região sul do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que autoriza a comercialização de produtos de origem animal em todo o território nacional, a partir do trabalho realizado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Rio Grande, Pelotas e Jaguarão já estão aptos a operar no sistema após aprovarem legislações locais adequadas às exigências federais. A certificação foi entregue durante o encerramento do ConSIM3, em Rio dos Cedros, em Santa Catarina.
A adesão ao Sisbi-POA foi viabilizada por meio do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), com objetivo de incentivar a expansão de mercados para as agroindústrias. Os demais municípios poderão ser incluídos de forma mais ágil por meio do consórcio
De acordo com a Prefeitura do Rio Grande, o secretário de Agricultura e Pecuária, Nilson Pinheiro, e os veterinários da pasta, Carlos Henrique Schabbach e Márcio Moraes, estiveram presentes no evento. “Através deste projeto tivemos nosso serviço de inspeção reconhecido como equivalente ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Com o selo Sisbi-POA, comerciantes rio-grandinos agora podem vender seus produtos para todo o país, anteriormente só era permitido dentro da cidade do Rio Grande”, comemorou o secretário Nilson.
Já segundo a Prefeitura de Pelotas, o município esteve presente no evento por intermédio da coordenadora do SIM, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura, médica veterinária Ângela Leitzke Cabana, também coordenadora adjunta do Consórcio. De acordo com a profissional, a integração do Copes ao Sisbi-POA impulsiona o desenvolvimento da região, viabilizando a comercialização de produtos em todo o país.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Projeto ConSIM atua em três frentes: qualificação técnica, orientação regulatória às agroindústrias e mobilização de lideranças locais. A adesão ao sistema permite que municípios, estados e consórcios tenham equivalência de inspeção com o Mapa, abrindo oportunidades para que agroindústrias familiares alcancem mercados além de seus limites locais.
Com a certificação, três agroindústrias-piloto estão em fase final de adequações para iniciar as vendas nacionais: Mar Atlântico (pescados, Rio Grande), Flor do Pampa (mel, Jaguarão) e Bergmann Embutidos (embutidos, Pelotas).
Durante a cerimônia, também foi lançada a nova plataforma digital e-Sisbi 2.0, que automatiza o processo de adesão ao sistema, desde o cadastro até a análise final, reduzindo pendências e acelerando os trâmites. Em sua terceira edição (2024/2025), o ConSIM integrou 33 consórcios públicos municipais ao Sisbi-POA, abrangendo 593 municípios em 12 estados do país.
* Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 


COMENTÁRIOS