Seja bem-vindo
Rio Grande,01/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Licitação para dragagem do Canal da Feitoria aguarda propostas até domingo, 31

Atualmente é considerado o maior gargalo logístico do Estado já que o estreitamento crítico do canal impede a passagem de embarcações de grande porte.


Licitação para dragagem do Canal da Feitoria aguarda propostas até domingo, 31 Última dragagem foi em 2020 no local. Foto Praticagem da Lagoa.
Publicidade

Após os eventos meteorológicos extremos de 2024 e 2025, que provocaram severo assoreamento em diversos trechos da hidrovia estadual, a Portos RS iniciou uma força-tarefa para restaurar a navegabilidade e garantir o escoamento de cargas estratégicas para a economia gaúcha.

Atualmente, o principal foco da operação emergencial é o Canal da Feitoria, na região de Pelotas, considerado o maior gargalo logístico do Estado no momento. Um levantamento técnico identificou estreitamento crítico no canal, impedindo a passagem de embarcações de grande porte (acima de 150 m de comprimento e 25 m de largura), e comprometendo ainda mais as cadeias produtivas ligadas a fertilizantes, cevada cervejeira, sebo bovino, transformadores e insumos químicos.

Nesse sentido, a contratação emergencial para dragagem do Canal da Feitoria foi aberta em 21 de agosto, com prazo para envio de propostas até o dia 31 do mesmo mês. A expectativa é que a obra recupere a profundidade operacional do canal, já nas primeiras etapas, e restabeleça a navegação comercial de navios de grande porte – considerada vital para a competitividade da indústria local mesmo antes da finalização completa da obra.

Mais trabalhos

Além do Feitoria, outras frentes de trabalho estão em andamento. O Canal de Itapuã teve sua dragagem concluída em maio, com a retirada de 181 mil metros cúbicos (m³) de sedimentos. Na Bacia do Guaíba, os canais Pedras Brancas e Leitão já avançaram significativamente. O primeiro está com 73% da dragagem concluída, totalizando 258.730,72 m³ de sedimentos removidos. O segundo alcançou 62%, com 535.121,04 m³ dragados. No Delta do Jacuí, o Canal Furadinho tem início previsto para setembro, enquanto o Canal São Gonçalo deve começar ainda em agosto.

Ao todo, a Portos RS é responsável por 21 canais hidroviários, com extensão superior a 90 quilômetros. A recuperação da hidrovia é considerada estratégica para evitar prejuízos à indústria, preservar empregos e garantir a geração de renda em diversas regiões do Estado.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.