Ventos provocam alagamentos em áreas próximas à lagoa em Rio Grande
De acordo com a Defesa Civil, a previsão indica o enfraquecimento dessas correntes de vento nas próximas horas, permitindo a normalização gradual do nível da água nas áreas afetadas.

Na manhã desta segunda-feira, 01, a Defesa Civil alertou para a presença de alagamentos em ruas adjacentes à lagoa e nas estradas das ilhas, no município do Rio Grande. O fenômeno é causado pelo empilhamento de água, provocado pela ação de ventos oriundos da direção nordeste, o que eleva o nível da lagoa em pontos mais vulneráveis. De acordo com o órgão, a situação não está relacionada ao volume de chuvas, mas sim à influência dos ventos, o que provoca o transbordamento pontual. A tendência é de que o nível da água comece a baixar nas próximas horas, à medida que os ventos perdem intensidade.
A previsão é de que o cenário melhore até as 15h desta segunda-feira. A partir desse horário, está prevista a chegada da chuva, com acumulado de 14,9 mm nas próximas 12 horas. Ao longo da semana, de acordo com o Climatempo, os volumes podem ultrapassar os 80 mm, com possibilidade de descargas elétricas associadas.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e recomenda atenção especial às áreas mais baixas e suscetíveis a inundações.
COMENTÁRIOS