Conta de luz mais cara: ANEEL autoriza Bandeira Vermelha Patamar 2
om a medida, os consumidores brasileiros terão acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em suas contas de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou nesta sexta-feira, 25, o acionamento da Bandeira Vermelha patamar 2 para o mês de agosto. Com a medida, os consumidores brasileiros terão acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em suas contas de energia.
A decisão é motivada pelo cenário de afluências abaixo da média em diversas regiões do país, comprometendo a geração de energia por usinas hidrelétricas. Como consequência, há necessidade de acionar usinas termelétricas, mais caras e menos sustentáveis.
O sistema de bandeiras tarifárias, vigente desde 2015, busca informar os consumidores sobre o custo variável da geração de energia, com base na disponibilidade de recursos naturais, avanços nas fontes renováveis e necessidade de ativação de tecnologias mais onerosas. A sinalização por meio das bandeiras permite que o consumidor ajuste seu consumo conforme o cenário tarifário, promovendo decisões mais conscientes.
COMENTÁRIOS