Bibliotheca Pelotense irá receber recursos para obras de recuperação
Fundada em 1875, a Bibliotheca Pelotense está localizada na praça central de Pelotas e abriga um acervo com mais de 70 mil títulos

Patrimônio histórico da cidade de Pelotas, a Bibliotheca Pelotense será contemplada com recursos financeiros para obras de recuperação em seu prédio. Os anúncios foram realizados nesta semana e envolvem duas frentes de apoio: o Banco Banrisul e o Sistema Fecomércio.
Localizada na praça central de Pelotas, a Bibliotheca Pelotense foi fundada em 1875 e abriga um acervo com mais de 70 mil títulos, além de documentos raros, periódicos e fotografias. O prédio, com arquitetura em estilo neoclássico, é um dos marcos da cidade e carrega importante valor simbólico e cultural.
Nesta quarta-feira, 23, o Banrisul irá realizar a solenidade de anúncio oficial, com a presença do presidente do Banrisul, Fernando Lemos, e da ex-secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo. A Biblioteca Pública Pelotense será a primeira instituição a ser beneficiada pela nova iniciativa do Banrisul voltada ao fortalecimento de bibliotecas públicas no Estado. O investimento visa a restauração de estruturas danificadas, além de ações d
A ação integra um pacote de R$ 10 milhões anunciado pelo Banrisul para apoio às bibliotecas públicas do Rio Grande do Sul. Os recursos serão aplicados com prioridade em instituições afetadas pelas enchentes de 2024, mas também contemplarão bibliotecas históricas e tradicionais que desempenham papel essencial na promoção da leitura e da cidadania.
Além do Banrisul, a Bibliotheca Pelotense também receberá apoio de entidades ligadas ao Sistema Fecomércio-RS. Durante a programação da 31ª Fenadoce, os sindicatos empresariais da Região Sul anunciaram uma iniciativa conjunta para colaborar com a recuperação da biblioteca. A ação é liderada por Secovi Zona Sul, Sirecom RS Sul, Sindilojas Pelotas e Sindigêneros RS, com o apoio da Fecomércio-RS.
O objetivo é unir esforços e destinar recursos para a reforma e modernização da biblioteca, visando fortalecer o acesso à leitura e ao conhecimento e a valorização do centro histórico de Pelotas.
COMENTÁRIOS