Seja bem-vindo
Rio Grande,23/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Pelotas recebe 7ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Sociedade civil e poder público se reúnem no auditório do IFSul para discutir políticas públicas para as pessoas idosas


Pelotas recebe 7ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa Foto: divulgação
Publicidade

O município de Pelotas está recebendo a  7ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". O evento, realizado no Auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul),  irá prosseguir até o final da tarde reunindo autoridades, profissionais e representantes da sociedade civil para debater os desafios e propor políticas públicas voltadas à população idosa. A conferência é promovida  pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS). 

Durante a abertura, o prefeito Fernando Marroni destacou a importância do espaço como momento de escuta e proposição. Ele reconheceu que a cidade ainda apresenta falhas em aspectos fundamentais, como acessibilidade e a qualidade das vias públicas, e afirmou que a atual gestão está empenhada em promover melhorias que garantam um “bem viver” para todos, especialmente para as pessoas idosas. Marroni também incentivou a população a reivindicar seus direitos. “A expectativa de vida está aumentando e é preciso assegurar dignidade, com políticas públicas eficazes”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, reforçou a necessidade de pensar no futuro e adotar medidas preventivas. Segundo ela, o Brasil caminha para se tornar um país com maioria da população idosa, o que exige uma mudança na forma como as políticas públicas são formuladas. “Não basta agir só depois que a violência ou a negligência acontecem. Precisamos cuidar das pessoas idosas nos seus territórios, com saúde, assistência, lazer e cultura”, defendeu.

A secretária de Saúde, Ângela Moreira, também chamou os participantes à ação, incentivando que cobrem a ampliação das políticas públicas voltadas para o envelhecimento. “Nem tudo será possível de imediato, mas vocês precisam pedir, precisam exigir. Nosso papel é buscar os recursos, junto ao Estado e à União”, afirmou.

A mesa de abertura contou ainda com a presença do promotor André Barbosa de Borba; do diretor do IFSul, Rafael Krolow da Silva; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Willi Wetzel Jr.; e das representantes do Centro em Extensão à Terceira Idade (Cetres/UCPel), Regina Weykamp da Cruz, e da Unidade Cuidativa da UFPel, Maralise Mastrantonio Ludtke.






Ao longo do dia, os participantes discutem propostas que serão encaminhadas como diretrizes para as políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas à promoção dos direitos e à valorização da população idosa.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.