ARTIGO | Dia do Comerciante: um olhar para a história e a mente no futuro

Celebramos no dia 16 de julho, o dia do comerciante. Data para reafirmar o que já foi feito e vislumbrar o futuro, lembrar as marcas de uma história que tem muito em comum para quem viveu, vive e propaga a narrativa.
Reconhecer a força de quem movimenta a economia com muito mais bravura do que conhecimento teórico da administração, de quem gerencia pessoas e promove desenvolvimento, de quem impulsiona a mantém empregos. Sem deixar esquecer a necessidade constante de aprimoramento técnico, sim, também é necessário. Tanto quanto as imprescindíveis soft skills (habilidades de comportamento) que nada mais são que os bons e velhos traços de personalidade que tornam o ambiente mais produtivo, a comunicação mais estabelecida, a resolução de problemas mais facilitada.
Celebramos as dificuldades enfrentadas, as batalhas vencidas, as conquistas alcançadas, as derrotas dignas, a reinvenção e capacidade de adaptação constante. Celebramos o protagonismo do setor propulsor da geração de emprego e renda. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) conhece bem os desafios que envolvem a atividade comercial. Acompanha as mudanças de comportamento do consumidor, as transformações tecnológicas, busca informações e entendimentos específicos de cada momento econômico.
E com isso reafirma o compromisso de representar à altura os comerciantes de Rio Grande e São José do Norte, sem esquecer da força que move o varejo e também das dores e necessidades pertencentes ao setor.
O papel da CDL é ser suporte, parceria e voz dos comerciantes. Promovendo iniciativas que desenvolvam um ambiente apropriado ao crescimento econômico, que abram portas a parcerias que facilitem o crédito, de capacitem e valorizem o comércio local. dores e necessidades pertencentes ao setor.
Neste ano, reforçamos nosso compromisso em seguir contribuindo para que nossa região seja um lugar cada vez mais favorável para quem deseja investir, empreender. Alinhamos ações que envolvem planejamento estratégico, calendário de eventos, integrando-se aproximação institucional com entidades como a OAB, o poder público e associações empresariais.
Os maiores eventos da nossa região, como o Festimar e a Fejunca, são organizados pela CDL, impulsionam e movimentam a economia. Assim como, elevam a autoestima dos empreendedores, consumidores e população. Pelo retorno claramente perceptível na movimentação estabelecida na hotelaria e gastronomia, por exemplo.
A CDL é protagonista no processo de desenvolvimento, e ao celebrar o Dia do Comerciante, convida à sociedade para a valorização do comércio local e reconhecimento da sua importância no fortalecimento da nossa economia. Prestigiem o comércio local!
COMENTÁRIOS