Biocombustíveis impulsionam o agronegócio e exigem melhor infraestrutura no RS, alerta presidente da Be8
Disposto a liderar a renovação energética para criar um futuro sustentável e novas oportunidades, o empresário entende que o Brasil precisa fazer um acordo com a União Europeia para exportar biocombustíveis.

"A Transição Energética: Desafio ou oportunidade?" foi o tema do Tá na Mesa da FEDERASUL desta quarta-feira, 02, que teve como palestrante o presidente da empresa de biocombustíveis Be8, Erasmo Carlos Battistella. Disposto a liderar a renovação energética para criar um futuro sustentável e novas oportunidades, o empresário entende que o Brasil precisa fazer um acordo com a União Europeia para exportar biocombustíveis.
Na ocasião, Battistella justificou sua posição argumentando que o Mercosul é um mercado pequeno e que as dificuldades de infraestrutura dificultam o deslocamento da produção gaúcha para os estados do centro do país. "Existe hoje uma nova dinâmica no mercado internacional e o Brasil está perdendo espaços". No mercado interno, acrescentou, o Rio Grande do Sul perdeu a posição de maior produtor de biocombustíveis para o Mato Grosso.
Em sua palestra, o empresário argumentou que o aumento da adição de biodiesel na gasolina anunciado recentemente pelo governo federal nada mais é do que a correção do cronograma que previa para 2020 a inclusão de 15% na composição. "Para que haja investimentos privado é preciso que governo cumpra seus compromissos", argumentou. Para o empresário, os biocombustíveis são a solução imediata para fortalecer o agronegócio. "Não existe competição entre alimento e produção de energia. Precisamos apenas mudar a dinâmica do agro e direcionar para as culturas de inverno. A rotação das culturas melhora o solo", finalizou.
Com sede em Passo Fundo, a Be8 está completando 20 anos de atuação e é a maior produtora de biodiesel no Brasil respondendo por 11% do mercado. A empresa está presente nas regiões de maior relevância no consumo e matéria-prima do País e mantem sedes em Marialva-PR, Floriano/PI, Santo Antônio do Tauá/PA, São Paulo/SP, na Suíça e no Paraguai.
O presidente da FEDERASUL Rodrigo Sousa Costa destacou a Be8 como empresa exemplo de sustentabilidade. Disse que o segmento de energia é um dos grandes desafios que precisa ser enfrentado com prioridade para permitir o crescimento da economia do estado. O deputado federal Alceu Moreira, que preside a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel da Câmara Federal também participou dos debates.
COMENTÁRIOS