Corrida ao Piratini: deputado federal Covatti Filho (PP) declara pré-candidatura ao governo do Estado
Até o momento, Gabriel Souza (MDB) e Coronel Zucco (PL) são os outros dois nomes cotados para disputar as eleições de 2026. O PT ainda aguarda o movimento dos partidos que compõem a base do presidente Lula. Edegar Pretto é o favorito para liderar a sigla

A corrida ao Palácio Piratini para as eleições de 2026 ganhou um novo pré-candidato. Na segunda-feira, 30, o deputado federal e presidente estadual do Progressistas no Rio Grande do Sul, Covatti Filho (PP) confirmou oficialmente sua pré-candidatura ao governo do Estado. O anúncio foi feito durante reunião da Comissão Eleitoral do partido.
A decisão de Covatti ocorre após o recebimento de um manifesto entregue por uma comitiva formada por lideranças municipais de todas as regiões do estado. O documento pede que o Progressistas tenha candidatura própria ao Palácio Piratini, indicando o nome do parlamentar como representante da sigla no pleito.
O manifesto conta com o apoio de 125 prefeitos e 89 vice-prefeitos filiados ao Progressistas, número que representa 71% dos gestores municipais eleitos pelo partido no Rio Grande do Sul. Além disso, vereadores e presidentes de diretórios municipais também assinam o documento.
Outros nomes devem compor a corrida ao Palácio Piratini
No último dia 14 de junho, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB-RS) iniciou a articulação para lançar o nome do atual vice-governador Gabriel Souza para a corrida ao Executivo Gaúcho. Dessa forma, foi iniciada uma série de viagens pelo Estado intitulada “Pelo Rio Grande – Pra seguir fazendo história”, o calendário prevê 10 encontros pelo interior, culminando com um grande Congresso Estadual na Capital. Com a presença de Pedro Simon e outros nomes históricos do partido, o ato realizado em Campo Bom busca mostrar a unidade do partido em nome do vice-governador.
Partido Liberal (PL)
Defendendo o bolsonarismo, o ex-presidente Jair Bolsonaro lançou o nome do Tenente Coronel Zucco para a disputa ao Palácio Piratini. O objetivo é atrair os partidos que participaram da campanha de Onyx Lorenzoni e aqueles que hoje são mais alinhados ao bolsonarismo.
Partido dos Trabalhadores (PT)
O Partido dos Trabalhadores ainda aguarda o movimento dos partidos que compõem a base do presidente Lula. Edegar Pretto é o favorito para liderar a sigla em busca do Palácio Piratini.
COMENTÁRIOS