Estado lança edital de concurso com seis mil vagas para professores
Inscrições foram abertas na manhã desta quarta-feira, 02, e seguem até 04 de agosto

O governo do Estado publicou, na terça-feira, 1º, a abertura de um novo concurso público com seis mil vagas para professores da Rede Estadual, além de confirmar a retomada do processo das promoções na carreira docente. O edital do processo seletivo foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), por meio da Secretaria da Educação (Seduc).
As inscrições foram abertas às 9h desta quarta-feira, 2, e seguem até 4 de agosto, por meio do site do Instituto AOCP, banca responsável pelo certame. Os cargos estão distribuídos entre as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), indígenas, negros e pessoas trans. As provas serão realizadas em 28 de setembro.
A seleção é voltada para a atuação na Educação Básica, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Educação Física, Língua Espanhola, Artes, Sociologia, Filosofia, Química, Física, História, Geografia, Ensino Religioso e Biologia. O concurso também disponibiliza vagas para profissionais de Educação Profissional e Técnica, Educação Indígena e Educação Especial.
Sobre a prova
O concurso contará com uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de uma redação. O exame será composto por 60 questões de múltipla escolha, organizadas em dois blocos: o primeiro com conteúdos gerais, comuns a todos os candidatos – como conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa e legislação educacional – e o segundo com questões específicas, de acordo com a área de atuação e habilitação do participante.
As provas serão aplicadas nos municípios que sediam as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Borja, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos, Uruguaiana e Vacaria.
Os candidatos que atingirem a nota de corte terão suas redações corrigidas, conforme as regras do edital. Haverá também uma segunda etapa, composta pela análise de títulos, na qual os documentos apresentados servirão como critério de pontuação adicional. Docentes que desejarem atuar em comunidades Guarani e Kaingang ainda passarão por avaliações específicas.
A previsão é que a divulgação da lista com o resultado final ocorra em setembro, contemplando aproximadamente 80% dos professores da Rede Estadual. Além disso, a Secretaria da Educação (Seduc) anunciou o início do processo de promoção dos docentes da rede. A retomada desse processo, autorizada pelo governo, será regulamentada por meio de um decreto com publicação prevista para meados de julho. Esse documento estabelecerá os critérios e as normas para a concessão das promoções.
COMENTÁRIOS