Seja bem-vindo
Rio Grande,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Federal deflagra ação contra o tráfico internacional de drogas por meio do Porto do Rio Grande

Operação cumpre 38 mandados no RS, SC e PR contra grupo especializado em enviar cocaína nas caixas de mar de navios de carga.


Polícia Federal deflagra ação contra o tráfico internacional de drogas por meio do Porto do Rio Grande

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16/04), a Operação Escafandria, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pela via marítima, por meio do Porto do Rio Grande.

Policiais federais, com o apoio da Receita Federal, da Marinha e da Brigada Militar, cumprem 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. As ações também contam com a cooperação policial internacional, com a participação da Europol e da Polícia da Alemanha para o cumprimento de um mandado de prisão no exterior.

A investigação iniciou em 2022 após o recebimento de informações de que um grupo com integrantes da cidade de Rio Grande e dos estados de Santa Catarina e Paraná estaria realizando atividades relacionadas ao tráfico de drogas a partir do Porto do Rio Grande.

Após diligências e levantamentos realizados, a Polícia Federal verificou que o grupo enviava cocaína para outros países, utilizando mergulhadores para esconder a droga na caixa de mar das embarcações. A caixa de mar é um compartimento localizado na parte externa da embarcação, abaixo da linha da água, e tem por função é resfriar o motor, abastecer o sistema de combate a incêndio e descarregar água do navio.

Uma carga de 198 quilos de cocaína enviada pelo grupo foi apreendida pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, em agosto de 2023, em um navio que havia partido do Porto do Rio Grande. O nome da operação “Escafandria” está relacionado ao método utilizado pelo grupo para colocação da droga nos navios.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.