Pelotas terá escultura da Mafalda na praça Coronel Pedro Osório
Iniciativa faz parte de uma parceria entre a UFPEL e a Prefeitura de Pelotas

Pelotas será a primeira cidade brasileira a ter uma réplica da escultura da personagem Mafalda, do cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, o Quino. O projeto surge no Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (CLC/UFPel) e se concretiza com a parceria da Prefeitura de Pelotas.
Na última semana, a professora do CLC/UFPel, Luciane Martins, foi recebida pela prefeita Paula Mascarenhas e pelos secretários Gilmar Bazanella (Desenvolvimento, Turismo e Inovação) e Paulo Pedrozo (Cultura). O encontro teve como objetivo concretizar a proposta da professora junto ao Município.
A ideia inicial é que a escultura seja instalada na praça Coronel Pedro Osório, próxima a de João Simões Lopes Neto, fazendo referência a leitura e a cultura, já que em toda a sua obra a personagem vem defendendo essas vivências como forma de melhorar as relações sociais e o mundo. O local ainda deverá ser confirmado.
De acordo com a professora Luciane, o projeto tem o apoio de Guillermo Lavado – sobrinho de Quino -, que demonstrou entusiasmo por Pelotas ser a primeira cidade brasileira a ter a escultura de Mafalda, autorizando sua instalação no município, desde que seja feita em espaço público.
COMENTÁRIOS