Seja bem-vindo
Rio Grande,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nerino Dionello Piotto

A história se repetindo...para o bem e para o mal!

Nossa memória costuma ser curta. Bota curta nisso!

O LITORÂNEO

A HISTÓRIA SE REPETINDO...PARA O BEM E PARA O MAL!

Nerino Dionello Piotto*

Educação Financeira nas Escolas do  RS...preço do diesel e seus efeitos...

Nossa memória costuma ser curta. Bota curta nisso!

Em Rio Grande, como no Estado como um todo, tínhamos uma ótima educação financeira nas Escolas Técnicas de Comércio. 

A  Câmara dos Deputados do RS aprovou a inclusão da educação financeira no currículo das escolas. É saudável  preparar os estudantes para  melhores decisões financeiras. A proposta não  é nova: em 2010, no governo  Lula,  criou-se,  por decreto,  uma estratégia nacional de educação financeira, implementada em projeto piloto em 892 escolas do CE, MG, RJ, TO, SP e DF. Análise do Banco Mundial mostrou resultados positivos na proficiência dos alunos e nas taxas de conclusão do ensino médio. 

Mas o  tema, embora seja saudável o debate, não deveria, a meu ver, ser levado para a polarização política, como o fez a deputada Luciana Genro, em vídeo,  com críticas ao projeto.

A polarização política nos leva a um inferno de informações e narrativas que não raro se situam longe do bom senso e tiram a tranquilidade dos governantes e parlamentares para que tomem  decisões mais eficazes. Caso emblemático, hoje, é o preço do diesel.

Até os velhos e surrados palalelepípedos de nossa cidade sabem que, com a guerra na Ucrânia,  o diesel – muito usado nos EEUU e na Europa até  em residências, em razão do menor volume de gás que era fornecido pela Rússia à Europa passou a ter uma demanda, uma procura maior. E, com maior, procura e  menor oferta, os preços sobem. Muitos não entendem, talvez por carência em educação financeira,  e, muitos lugares, como no Peru e na Argentina, ocorrem protestos violentos. É um sinal amarelo passando ao vermelho para nós aqui em Pindorama!

Mais....A safra brasileira de grãos  se aproxima e a necessidade de transporte via caminhões se acentuará. O  preço mais alto do diesel afetará  o preço dos transportes, por consequência dos alimentos e isto gera  inflação. Que deve aumentar e  durar por um bom tempo. 

Os governos mais abastados ( leia-se EEUU e alguns da Europa ) dão subsídios e auxílios aos mais vulneráveis, mitigando o sofrimento. Aqui em Pindorama, se o governo de plantão tenta fazer o que fazem os mais desenvolvidos, a gritaria/polarização política pega fogo. E...

O que deveria ser motivo de um debate técnico,  passa a girar em torno de eleições. Entendo que todos os atores, mídia, técnicos, políticos...deveriam se preocupar mais com o bem estar do povo do que com o resultado das urnas. 

Pensem nisso. nerinopiotto@lwmail.com.br 



 

 




 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.