Nerino Dionello Piotto
Casas
Eu me atrevo sugerir que se grave fortemente com IPTU progressivo esses imóveis para desestimular a especulação
PROVOCAÇÃO: CASAS “LACRADAS” EM RIO GRANDE – como resolver?
Nerino Dionello Piotto
CURSO SUPERIOR DE ARQUITETURA E URBANISMO
Rio Grande está agitada, no bom sentido. O ano começou por aqui!
Além do lançamento do projeto de estratégias turísticas para nossa cidade, tivemos a aula inaugural do Curso de Arquitetura, brilhante e suada conquista do IFE -Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
“A reta é uma curva que não sonha”... frase - inspiradora - impressa na camiseta do Coordenador do Curso, Prof. Phd Dr. Christiano Piccioni Toralles, que me concedeu entrevista após a aula inaugural. Energia contagiante!
Rio Grande é um terreno fertilíssimo para o urbanismo e arquitetura. Parece uma cidade em meio de uma guerra. No bom sentido. Prédios sem função, obras por todo o canto. Temos um laboratório a céu aberto.
O curso de Arquitetura é presente dos Deuses. Até então, só era acessível a poucos, que podiam se manter fora.
Como eu disse ao Prof. Toralles, faço uma provocação, fruto de um olhar de cidadão e economista de formação, certamente menos acurado e menos sensível do que os dos arquitetos, urbanistas e seus estudantes. Mas não menos incomodado...pois é péssimo para o turismo/ economia/segurança/saúde.
Temos muito a corrigir, como as calçadas. Muito já corrigimos, como a circulação de carroças, de economia medieval, detestável, afugentador de turistas.
Me incomoda – e quiçá a muitos - o fato de constatar inúmeras casas com portas e janelas lacradas em Rio Grande.
Então...faço aqui uma provocação aos professores, notadamente aos alunos desse belo curso e autoridades de nossa cidade no sentido de se explorar ideias para resolver esse baita e complexo problema.
Eu me atrevo sugerir que se grave fortemente com IPTU progressivo esses imóveis para desestimular a especulação e/ou que se incentive – com redução de IPTU/ e financiamentos ...não só os proprietários como interessados/investidores para que esses imóveis tenham uma função social e melhora no feio visual que tanto desconforto provoca. Pensem nisso!
COMENTÁRIOS