Seja bem-vindo
Rio Grande,13/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Samuel Ferreira

Sociedade do Cansaço e a Crise da Saúde Mental

Mesmo com toda essa sorte de avanços, muitos são os retrocessos mentais, psicológicos e emocionais de nosso tempo.


Sociedade do Cansaço e a Crise da Saúde Mental

Sociedade do Cansaço e a Crise da Saúde Mental


A história das sociedades é de certa forma a história de suas crises e conflitos também.  E da mesma maneira, as formas de sofrer e de sofrimento, estão totalmente ligadas a cada período, cultura e povo. Os motivos pelo qual sofremos hoje , não são os mesmos pelos quais sofriam as sociedades da Idade Média ou os grupos sociais  na Pré-História, por mais que todos nós  hominídeos sejamos extremamente dependentes de alimento, moradia, acesso à água, oxigênio e etc.


Até porque se formos comparar, na Idade Média muitos dos problemas estavam relacionados à falta e escassez de alimentos. Hoje , muitos dos problemas do mundo estão relacionados à grande produção e estoque de alimentos que não é dividida e nem  compartilhada entre todos, principalmente com os mais carentes e vulneráveis. 


Desta forma, sabemos que muitos são os dilemas de nossa sociedade atual, que mesmo banhada de entretenimento, tecnologias robótica, nanotecnologias, energia nuclear, carro autônomos  e “Alexas”, tudo isso não conseguiu trazer regozijo e refrigério para o Homo Sapiens Sapiens. Portanto, mesmo com toda essa sorte de avanços, muitos são os retrocessos mentais, psicológicos e emocionais de nosso tempo.


Temos na atualidade milhares de redes sociais, com os mais diversos objetivos e possibilidades e isso só aumentou o nosso isolamento, seguimos em depressão e em nossas neuroses. Passamos cada vez mais tempo no mundo digital, e cada vez mais distantes do mundo real. Na verdade, o que é real nessa era atual de imersão na internet e suas principais redes sociais e apps?


Logicamente que vivemos um período de muitas incertezas e dificuldades, principalmente por fazermos parte de uma sociedade neoliberal, que conseguiu transferir para os indivíduos - nós mesmos - a culpa de todos os problemas que existem. Cada vez mais o discurso de que somos e que temos que ser empreendedores de nós mesmos, chefes de nós mesmos ou homem/mulher - empresário, cresceu os burnouts, as ansiedades, as crises de pânico, as depressões e todas as outras problemáticas mentais e psicológicas.


O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, chama esses múltiplos sintomas e problemáticas mentais e psicológicas de "sociedade do cansaço" , ou seja , esse cansaço como um profundo esgotamento é uma consequência das altas cobranças, das grandes performances , excessos de positividade e outras questões que nos são impostas e requeridas.


A Sociedade do Cansaço é a sociedade neoliberal, da produção e do trabalho excessivo, e essa mesma destrói a saúde mental de bilhões de pessoas no Planeta Terra.


Precisamos urgentemente refletir sobre a nossa sociedade , sobre as cobranças feitas e realmente recalcular a nossa rota no que tange a toda uma "ditadura da felicidade " , que nos oprime sem um rosto específico, pois esse é o grande trunfo do neoliberalismo.


Muitas são as crises e os Conflitos em nossa época , mas com certeza a maior crise que temos na atualidade é a crise da saúde mental ,gerada por todas dificuldades materiais e imateriais , objetivas e subjetivas , mas que estão totalmente ligadas ao nosso ser . Precisamos de Saúde Mental mesmo no meio de tanta cobrança e "like". A Sociedade do Cansaço é insustentável e insuportável .


 


Samuel Ferreira


Educador, Ambientalista, Escritor e Podcaster .



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.