Seja bem-vindo
Rio Grande,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Samuel Ferreira

Círculo de Fé pela Justiça Climática: Greenfaith Rio Grande

O Greenfaith é um movimento em comunidade de pessoas de fé em todo o mundo que estão a organizar ações climáticas ambiciosas e enraizadas na fé para criar um futuro habitável para todas as pessoas.

O Greenfaith é um movimento em comunidade de pessoas de fé em todo o mundo que estão a organizar ações climáticas ambiciosas e enraizadas na fé para criar um futuro habitável para todas as pessoas. Os mais vulneráveis - que nada fizeram para criar a crise climática - e o planeta estão a sofrer.

Entendo que quando falamos na realidade da sociedade brasileira, estamos falando de uma realidade que se baseia principalmente na desigualdade socioeconômica garantida através da exploração social (humana) e na degradação ambiental. O nascimento da colônia portuguesa aqui por essas terras, significa a ocupação de um território extremamente rico no que diz respeito ao meio natural e ao ecossistemas. Da mesma forma, as culturas organizadas pelos grupos sociais que aqui estavam (há milhares de anos), remontavam um "ecossistema" de cosmovisões , conhecimentos, espiritualidades e muitas outras expressões e experiências.

A cultura europeia que veio colonizar, trouxe uma ideia de monocultura para ser aplicada por aqui. Não somente no território, mas no corpo e na alma de todos que aqui estavam: monocultura, monoteísmo ... Era necessário apagar a cultura diversa, multiversa, pluriversa, policultura e politeísmo. A partir desta colonização, operou-se então a escravização, não somente com os que já estavam em "Pindorama" mas a escravização de milhares de outros homens e mulheres do outro lado do Atlântico, que para cá foram arrastados, explorados, pilhados e dilacerados em prol do acúmulo nas mãos de poucos. 

Os que vieram do outro lado do Atlântico, também eram "poli". Politeístas, policultores, diversos em conhecimentos e em formas de sobreviver, principalmente. Resistindo ao jugo, entenderam que só prevaleceriam se estivessem unidos, principalmente na suas espiritualidades. Seu pacto não foi somente físico e material, foi no transcendental também, no espiritual, simbolizado pela união de tupinambás, caboclos, pescadeiras, Orixás, boiadeiros, pretas e pretos, ciganos e ciganas, Santas Negras e um Jesus bem mais popular, pois convivia com todas as diferenças, e até encabeçavam algumas batalhas juntos na luta contra a maldade.

O pacto foi essencial para resistir contra as explorações e violências. Da mesma forma, o meio socioambiental também precisava ser preservado da monocultura, principalmente porque na diversidade dos ecossistemas é que esses povos sobreviveram e poderiam sobreviver. 

O Greenfaith se coloca como parte deste "pacto" e desta aliança, construindo círculos para que sejam resgatados os sentidos de sacralidade para a Terra e de dignidade para todas as pessoas. Somos gente do Brasil, Indonésia, Gana, Uganda, Alemanha, França, EUA, Tanzânia e  Japão.

Agora, estaremos nos mobilizando também em Rio Grande. 

Gostaria de saber mais sobre ? 


Entre em contato para saber quando nosso Círculo de Fé se reunirá:

whatsapp: 53 9 9948 5895

e-mail: samukacrissandro@gmail.com 



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.