Operação Fronteira RFB encerra hoje com recorde histórico de apreensões de mercadorias
Expectativa é que valores de produtos apreendidos cheguem a mais que o dobro do registrado no ano passado
Foto: Divulgação Encerra-se nesta sexta-feira, 31, a edição de 2025 da Operação Fronteira RFB. A cerimônia oficial de encerramento ocorreu às 14h30, em Brasília, com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas, divulgando os números da operação, que chegaram à mais de R$ 120 milhões em mercadorias ilegais retiradas de circulação, além da apreensão de toneladas de drogas e prisão de dezenas de pessoas em todo o país.
Nos onze dias de operação, mais de 400 servidores da Receita Federal e centenas de agentes de órgãos federais, estaduais e municipais agiram em conjunto para coibir a entrada e o comércio de produtos ilegais no país. Nos primeiros sete dias de operação, foram apreendidos mais de R$ 90 milhões em mercadorias, valor que já é o maior registrado na história da operação
A Operação Fronteira RFB está alinhada com o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que conta com a participação de 18 órgãos e prevê ações conjuntas de integração federativa da União com os Estados e Municípios, situados na faixa de fronteira, e na costa marítima. Graças ao compartilhamento de inteligência e potencialização do uso de recursos, a ação consegue atingir estruturas importantes para o crime organizado.
Realizada anualmente desde 2021, a operação é a maior iniciativa da Receita Federal voltada à vigilância e repressão em pontos de fronteira terrestre, marítima e aérea. O foco está no combate ao contrabando, descaminho e outros ilícitos como tráfico de drogas, armas, fauna e flora.






COMENTÁRIOS