Seja bem-vindo
Rio Grande,03/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

50ª Feira do Livro da FURG inicia com celebração cultural e integração com a comunidade

Evento segue até a próxima quarta-feira, 3 de setembro, com uma programação diversificada que inclui exposições, oficinas, palestras, shows e atividades interativas.


50ª Feira do Livro da FURG inicia com celebração cultural e integração com a comunidade Foto: Amanda Macedo
Publicidade

A partir da última quinta-feira, 28, a população rio-grandina poderá prestigiar a 50ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Cidec-Sul, localizado no Campus Carreiros. O evento segue até a próxima quarta-feira, 3 de setembro, com uma programação diversificada que inclui exposições, oficinas, palestras, shows e atividades interativas. O tema desta edição, “Água que se faz vida, poesia e prosa”, inspira uma programação que valoriza a literatura, a cultura, a ciência, a inovação e a conexão com a comunidade.


Em entrevista ao portal O Litorâneo, o vice-reitor Edinei Primel destacou a importância da realização da feira no Campus Carreiros e o simbolismo da data. “Para a universidade é muito importante a retomada da realização da feira do livro e aqui no campus Carreiros, a ideia é que a Feira do Livro consiga atrair a comunidade cada vez mais aqui para o nosso campus, conhecer a universidade e aproveitar a programação diversa e intensa que envolve toda toda a nossa Feira do Livro.”, comenta.


O vice-reitor também ressaltou que, além da feira, a programação deste ano inclui dois grandes eventos paralelos: a 16ª Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec) e o projeto Seja FURG. “Nosso Campus está belíssimo. Quero convidar a toda comunidade rio-grandina para participar, para vir prestigiar a nossa Feira do Livro que acontece no Campus Carreiros nos 56 anos da nossa universidade.", conclui.


Sendo assim, a abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira, 28, às 19h, e foi seguida pelo show inédito “Bando Sonoro das Águas”, apresentado pelos grupos Sonora Fauna e Bando de Coirana. Estiveram presentes na cerimônia autoridades da universidade e do município, como a reitora Suzane Gonçalves; o vice-reitor Edinei Primel; a pró-reitora de Extensão e Cultura Débora Amaral; o diretor de meio ambiente da Portos RS Henrique Ilha; o deputado estadual Halley Souza; a prefeita do Rio Grande Darlene Pereira; a secretária municipal de educação Cleuza Dias; a coordenadora da 18ª coordenadoria regional de educação Luciana Dias; o patrono desta edição, o professor e escritor Daniel Baz; e demais autoridades.


Assim, o patrono da feira, Daniel Baz, falou sobre a relevância simbólica do evento, que considera um reencontro com a essência do ambiente universitário. “A Feira do Livro promovida pela universidade e que, com o histórico de pesquisa, ensino e extensão, uma história de publicações e uma história livresca muito rica, de repente a gente se encontra aqui de novo, como se fosse esse renascimento da Feira e em um ambiente que tem tudo a ver com isso. O ambiente acadêmico é o ambiente da leitura, o ambiente do conhecimento, o ambiente da troca livre de ideias, o ambiente da criatividade, sendo ela mais científica ou sendo ela mais criativa propriamente dita. Então eu acho que estar aqui neste momento com o evento nesses moldes tem tudo a ver. A língua que a universidade fala e que eventos como a Feira fala é a mesma”, destaca o patrono. 


Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Débora Amaral, destacou que esta é a primeira vez que a Feira do Livro acontece dentro do Campus Carreiros, em meio à comunidade acadêmica. “Em 50 edições é a primeira vez que a gente está fazendo a Feira do Livro dentro do nosso próprio território, aqui no Campus Carreiros da FURG. Ela começou no Largo Dr. Pio, depois ela foi para a Avenida do Cassino, depois na Praça Didio Duhá, e agora a gente quis muito celebrar essas 50 edições junto com a nossa comunidade universitária e com essa porta aberta dessa instituição para toda a nossa comunidade rio-grandina e dos municípios do entorno. A grande novidade é esse espaço físico, mas, para além disso, tem toda uma grande programação cultural e literária.”, explica a pró-reitora.


Logo, a estrutura da Feira conta com diversos espaços temáticos. A tradicional Arena Cultural terá 22 atividades, incluindo a abertura, a noite do patrono, o Sarau Aimée Bolaños, o show inédito de abertura, teatros e outras atrações. Já a Rua das Crianças, com o palquinho infantil, receberá mais de 30 projetos de extensão da FURG. No Espaço Conversa, serão realizadas 14 atividades culturais e literárias, como sessões de autógrafos.

Outro destaque é o espaço formativo, com 21 atividades, além de exposições, feira de artesanato, projeto E-coo, projetos de economia solidária, praça de alimentação e presença dos livreiros.


A 50ª edição também abriga uma série de eventos paralelos: além da Fitec e do Seja FURG, o público poderá participar do 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG, das Cirandas Literárias e da Festa Literária do Rio Grande (Flirg).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.