Seja bem-vindo
Rio Grande,29/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

No Dia do Gamer, Pelotas Parque Tecnológico destaca oficinas do Gamelab para jovens da rede pública

Atividades do laboratório buscam incentivar o ensino introdutório à programação, além do desenvolvimento de habilidades digitais a estudantes da região


No Dia do Gamer, Pelotas Parque Tecnológico destaca oficinas do Gamelab para jovens da rede pública Foto: Divulgação
Publicidade


Celebrado mundialmente no dia 29 de agosto, desde 2008, neste ano, o Dia do Gamer ganha um significado ainda mais especial para o Pelotas Parque Tecnológico. É no ecossistema de inovação do Tecnosul que o Gamelab, voltado para os aprendizados de educação tecnológica, vem transformando a paixão por jogos digitais, que seriam apenas entretenimento, em uma ferramenta de aprendizado, criatividade e inclusão social. Desde sua inauguração, mais de 70 estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de aprender tecnologia e games por meio do laboratório. 

 

Inaugurado nas dependências do Pelotas Parque Tecnológico em maio de 2025, o Gamelab oferece oficinas gratuitas de programação, robótica e desenvolvimento de jogos digitais para jovens da rede pública municipal e estadual. O projeto promove uma aprendizagem prática, baseada em experiências interativas que colocam os alunos no centro da criação digital. As oficinas são voltadas a temáticas de criação de jogos digitais e, na etapa inicial, incluem atividades introdutórias de criação de personagens, animações e introdução à programação por meio de linguagem de blocos, colocando os alunos no controle de novas histórias.

 

Coordenado por Kelen Bernardi, o espaço funciona com uma programação fixa de oficinas semanais, desenvolvida em conjunto com o professor Charles Machado, que juntos elaboram o cronograma de atividades a serem trabalhadas. Os encontros acontecem às quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, e são abertas ao público escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. 

 

A coordenadora do projeto, Kelen Bernardi, explica que os jogos digitais despertam naturalmente o interesse dos jovens pelo viés do entretenimento, o que acaba resultando em uma oportunidade valiosa ao integrar esse universo com o aprendizado. “Nosso foco é transformar esse interesse em poder de criação. Com as oficinas, queremos potencializar as habilidades deles no universo digital e mostrar o outro lado desse universo, onde eles podem ser autores de jogos, personagens e novas histórias”, afirma.

 

A proposta do Gamelab vai de encontro com o momento vivido no Brasil. Segundo dados da Newzoo, o mercado global de jogos deve movimentar mais de US$ 211 bilhões até o fim de 2025, com destaque para a base de jogadores, que revela um cenário cada vez mais diverso com 51% do público gamer sendo composto por mulheres.

 

Escolas interessadas na participação de seus alunos nas oficinas do Gamelab podem entrar em contato para agendamento diretamente com a equipe do Pelotas Parque Tecnológico. As visitas escolares podem ser organizadas por meio do e-mail contato@pelotasparquetecnologico.com.br ou pelo WhatsApp (53) 3026-6556. As oficinas garantem certificado de participação aos estudantes.

 

As atividades desenvolvidas no Gamelab integram o Programa InovaPel 2025 — Criando Conexões e Impulsionando Talentos Inovadores. A realização é do Pelotas Parque Tecnológico e Elimu, com parceria do Instituto Equatorial e apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas. O patrocínio é do Banrisul, BRDE, CMPC, BADESUL, Portos RS - Governo do Estado do RS, TOTVS e Sicredi. A internet oficial é a Vetorial Internet. 

 

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL - Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural, sendo transformada em ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia em 2023. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como pólo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e biotecnologia e indústria criativa. Atualmente, 65 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 25 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 22 incubadas e 10 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 25 instituições e empresas parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, três salas de reunião e capacitações, estacionamento para 75 carros e motocicletas e um FabLab para atividades voltadas à educação e inovação. Ao todo, o Pelotas Parque gera 285 empregos diretos e 700 indiretos.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.