Seja bem-vindo
Rio Grande,24/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

HU-Furg promove workshop para melhoria de processos no Bloco Cirúrgico e na CME

Encontro reuniu equipes multidisciplinares para propor soluções com base na metodologia Lean Healthcare, analisando etapas como o planejamento das salas cirúrgicas, a recuperação de pacientes e a rastreabilidade e segurança de materiais


HU-Furg promove workshop para melhoria de processos no Bloco Cirúrgico e na CME Foto: divulgação
Publicidade

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, no início de agosto, um workshop de ideação na Unidade de Bloco Cirúrgico e Central de Material Esterilizado (UBCME). A atividade reuniu profissionais do Bloco Cirúrgico, da CME e de setores estratégicos para discutir melhorias nos processos de trabalho que impactam diretamente o cuidado prestado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Para a gerente de Atenção à Saúde em exercício, Zulema Ernandes, “A metodologia Lean Healthcare, ao ser aplicada em processos assistenciais de um hospital, oferece diversos ganhos práticos, que visam melhorar a qualidade da assistência, reduzir desperdícios e otimizar os recursos”. Ela destacou que, quando aplicada de forma eficaz, essa abordagem pode trazer melhorias significativas para a operacionalização hospitalar, focando na melhoria da qualidade do atendimento, na resolução de desperdícios, na motivação da equipe e na segurança do paciente.


Além disso, Zulema enfatizou que “o Lean foca em eliminar ineficiências, como o tempo de espera desnecessário para pacientes, exames ou entre as etapas do processo, resultando em uma melhor fluidez nos atendimentos assistenciais”. A implementação de processos mais padronizados garante que os pacientes recebam um atendimento mais consistente e com menor viabilidade, diminuindo a chance de erros. Ao reduzir desperdícios e otimizar processos, o tempo dedicado ao paciente aumenta, melhorando a sua satisfação e a qualidade do cuidado.


Ao eliminar desperdícios e otimizar processos, é possível reduzir custos operacionais sem comprometer a qualidade. “O Lean também promove uma comunicação mais efetiva entre as equipes de saúde, incentivando a participação ativa dos colaboradores, aumentando o engajamento e a motivação da equipe. Com a redução de erros e falhas com a implementação de processos mais estruturados e padronizados, a metodologia contribui para a segurança do paciente, ajudando também na melhoria dos fluxos”, pontuou a gerente.


A gestão de leitos é outro aspecto importante, pois, ao eliminar processos desnecessários, pode-se reduzir o tempo de permanência hospitalar e melhorar a rotatividade dos leitos. Para Zulema, o Lean permite a análise de dados em tempo real, tornando as informações sobre o desempenho dos processos mais acessíveis e analisáveis, facilitando a tomada de decisões mais rápidas e assertivas. Segundo ela, “ao criar uma cultura de melhoria contínua, pode-se alcançar melhores resultados tanto para pacientes quanto para a equipe, além de reduzir custos e aumentar a eficiência geral”.


A metodologia Lean Healthcare, que busca tornar o atendimento mais ágil e seguro, é inspirada no Sistema Toyota de Produção e adaptada para a saúde, com foco em revisar rotinas, eliminar desperdícios, reorganizar fluxos e fortalecer o papel dos trabalhadores no cuidado. “Aplicar o Lean significa rever rotinas, eliminar etapas desnecessárias, reorganizar fluxos e empoderar os profissionais”, explicou a engenheira de Produção e coordenadora do Escritório de Processos (EProc), Taynara Bom.


Foco no paciente e no trabalho em equipe


Durante o workshop, foram analisados processos-chave do Bloco Cirúrgico, como o planejamento das salas, a recepção e recuperação de pacientes, além da atuação da equipe de Enfermagem e dos técnicos no suporte à equipe médica. Já no CME, o debate envolveu a recepção, higienização, preparo e esterilização de materiais, com atenção especial à rastreabilidade e à segurança.


Para o chefe da UBCME, Klaus Stigger, a unidade é “complexa e multifatorial, dependendo de outras áreas para dar continuidade à sua demanda, por isso todo o processo organizacional que permite gerenciar os fluxos é de suma importância”. Ele destacou que a metodologia Lean vem para otimizar rotinas de trabalho e identificar gargalos que dificultam a rotatividade de cirurgias. “Pela experiência que tenho com essa ferramenta, visualizo muitas melhorias, inclusive a possibilidade de alavancar indicadores de produção e critérios de excelência na assistência”, afirmou.


Nesse sentido, Klaus ressaltou a relevância do workshop em estimular a participação da equipe multiprofissional na construção de melhorias e ajustes nos fluxos de trabalho. “Acredito que o trabalho em equipe fomenta inovações e o crescimento do serviço”, disse. Para ele, o fato de o Lean mapear os processos da UBCME, elencando pontos críticos e possíveis intervenções, facilita a elaboração de estratégias de gestão robustas no curto, médio e longo prazo. “Em síntese, estamos evoluindo como instituição e ampliando nossa capacidade de produção com qualidade”, completou.


Uma das propostas levantadas foi a instalação de televisores para mostrar em tempo real o andamento das cirurgias. A medida visa facilitar a organização dos materiais no CME e oferecer mais transparência aos acompanhantes de pacientes. “O momento foi também uma oportunidade de fortalecer a comunicação entre equipes, integrar setores e alinhar estratégias”, acrescentou Taynara.


Entenda o Escritório de Processos


O workshop foi conduzido pelo EProc, ligado ao Setor de Governança (Segov) do HU-Furg, que atua no mapeamento e melhoria de rotinas administrativas e assistenciais nos hospitais da Rede Ebserh. A expectativa é de que as propostas sejam avaliadas e implementadas em conjunto, fortalecendo a cultura de gestão por processos e garantindo avanços para o atendimento prestado pelo SUS.


Para a chefe do Segov, Aline Ferraz, “O EProc tem desempenhado um papel estratégico no HU-Furg ao promover o mapeamento, a análise e a melhoria contínua dos processos administrativos e assistenciais. Essa atuação aumenta a eficiência administrativa e contribui de forma direta para a qualidade da assistência oferecida à comunidade”.


Sobre os workshops, Aline pontuou que “são uma etapa importante da metodologia aplicada pelo EProc. Com os workshops, propiciamos momentos de diálogo e construção coletiva, em que colaboradores das unidades e gestores-chave se reúnem para revisar os processos mapeados. A ação tem por objetivo identificar oportunidades de aprimoramento no fluxo dos processos e propor soluções conjuntas, favorecendo a integração e o alinhamento entre as áreas”.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.