Pelotas inicia 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com exposição fotográfica
Mostra “Em Tons de Azul II” marca o início da programação nesta quinta-feira, 21, às 14h, na sala Frederico Trebbi, localizada no saguão da Prefeitura de Pelotas

Nesta quinta-feira, 21, a cidade de Pelotas inicia a 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com a exposição fotográfica “Em Tons de Azul II”, às 14h, na sala Frederico Trebbi, localizada no saguão da Prefeitura de Pelotas. A mostra é assinada pelo jornalista e fotógrafo Elison Bitencourt e traz retratos de jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estúdio. A programação segue até o dia 28 de agosto, com palestras, oficinas, atividades culturais e esportivas, voltadas à conscientização sobre os direitos, o respeito e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
De acordo com a Prefeitura de Pelotas, a cor azul, símbolo associado ao autismo por representar tranquilidade e segurança, inspira a proposta da exposição “Em Tons de Azul II”. As fotografias destacam a individualidade, diversidade e singularidade das pessoas retratadas, reforçando uma mensagem de inclusão e representatividade por meio da arte.
A cerimônia de abertura contará com a presença do executivo pelotense, do fotógrafo Elison Bitencourt, da professora e coordenadora do Movimento Orgulho Autista Brasil em Pelotas e curadora da Exposição Eliane Bitencourt e do presidente interino do Conselho Municipal das Pessoas Com Deficiência e Altas Habilidades, Carlos Rodrigues.
Capacitação para servidores
Como parte das atividades da semana, a Escola de Gestão Pública (EGP) inicia nesta quinta-feira, 21, um curso de capacitação em Legislação e Atendimento a Pessoas com Deficiência, direcionado a servidores da Secretaria de Assistência Social (SAS). A formação, que ocorre de forma online, será ministrada pela enfermeira e servidora municipal Caroline Ullrich, com pós-graduação em Auditoria e Saúde Inclusiva.
COMENTÁRIOS